segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia 35 - Aplicando ideias do livro do Leo Babauta

Estou lendo o livro de Leo Babauta, como já mencionei aqui, eu comecei com tanto gosto pelo livro que li muito rápido, porém, eu percebi que são princípios que quero aplicar na minha vida, então, eu retomei fazendo os exercícios que ele propõe.

No primeiro capítulo, ele fala das ideias principais do livro, e fala sobre o fazer menos, para isso ele cita dois princípios:
Princípio nº 1: Estabelecer limites, escolhendo somente o essencial. Em tudo o que fazemos, precisamos ter limite.
Princípio nº 2: Escolher o essencial, para criar um grande impacto utilizando o mínimo de recursos.

Ao ler isso, eu parei para pensar na minha vida e na quantidade de atividades que eu estava fazendo, era muita coisa, e a todo momento surgem convites para eventos, e eu simplesmente ia aceitando e fazendo... A partir dali, eu resolvi realmente limitar as atividades, para fazer bem aquilo que me proponho. Trouxe um efeito bom, ando mais calma, ou seja, menos estressada, e não me incomodo em dizer não para coisas fora do planejamento que surgem. Poxa, né, sou mãe, esposa e profissional, são tantos compromissos próprios de todas essas funções, e se não estabelecer limites fica difícil de cumprir bem as tarefas do dia-a-dia.

Ai veio a parte de escolher o essencial.... deixar de lado as coisas extras e focar realmente naquilo que é importante. Levei algum tempo refletindo sobre o que é essencial para mim, então concluí, quero estar com minhas filhas, me dedicar ao meu casamento e marido, cuidar da minha casa, executar bem minhas tarefas profissionais e também preciso me cuidar, fazer exercícios, dançar e me alimentar bem.

Interessante, como focar no essencial traz uma paz grande. Deixar de lado as distrações realmente é muito bom! Parece que o tempo sobra e dá uma sensação de dever cumprido, sabe?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprenda sobre a dinâmica da vida

Repensar é meu lema. Aprendi que flexibilizar os pensamentos e atitudes conforme a situação é algo sábio. E surpreendente. Apare...