sábado, 27 de abril de 2013

Dia 40 - Aprendendo um pouco sobre finanças

Saber lidar com o dinheiro é algo importante. Faz parte da educação. Além dos ensinamentos iniciais em casa, acho que deveria ser ensinado nas escolas, também, como forma de educar as crianças para se tornarem adultos independentes, que saibam poupar e fazer planos para o futuro, a exemplo das escolas americanas.

Saber administrar o dinheiro que se ganha defini o hábito de consumo. A conta é simples, não se gasta mais do que se ganha, e é desejável que seja separado ao menos 10% para poupança. Quando se trabalha apenas com dinheiro, me parece que essa conta realmente fecha. Lembro da administração que minha avó, minha tia e minha mãe faziam de seus próprios salários.

Quando eu era criança não existia cartão de crédito ou cheque pré-datado! Pelo menos minha família não usava nada disso! O máximo que acontecia era fazer um carnê para se pagar algo em parcelas, e isso quando era algo realmente muito importante. Lembro que raramente faziam isso. Minha avó com 11 filhos, administrava a casa como ninguém, com seu pequeno salário, nunca deixou faltar nada em casa. Quando os filhos iam terminando o segundo grau, já cuidavam de arrumar emprego para suprir suas próprias necessidades e ajudar em casa, era algo natural e que todos faziam de bom grado.

Tudo aquilo que eu via, era realmente uma aula de finanças. Um tempo eu gerenciava a conta bancária de minha mãe, eu tinha uns 14 anos e aprendi bastante. Eu sabia se podia pedir algo ou não, e como nós priorizávamos os estudos em escola particular, realmente, não sobrava muito para luxos. Tinha o necessário e era muito feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...