sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dia 121, 122 e 123 - Avançando no minimalismo e as mudanças internas

Pela primeira vez estou escrevendo sobre três dias no mesmo post. Estou de férias, ando ocupada com várias outras coisas e não estava com vontade de escrever mesmo. Desculpe a ausência, logo, logo pego o ritmo novamente!

Estou colocando minha vida pessoal em dia, mais precisamente cuidando da minha saúde. Nos últimos meses, eu fiquei meio esquecida, priorizei a família e o trabalho, e a única coisa que fiz por mim mesma foi continuar indo para a academia. Deixei a dança e parei a terapia. Resultado, cheguei no meu limite de stress e cansaço!

Este não é um texto para reclamar, mas um texto para dizer que acordei e que vou rever minha rotina. E que me cuidar é a primeira condição para seguir bem na vida e desempenhar as atividades e os vários papéis que tenho. Assim como fiquei envolvida com o simplificar da minha casa, dos objetos, do guarda-roupa, dos hábitos alimentares, também vou me empenhar no simplificar de mim mesma. Eu fui ao médico e vou retomar a terapia.

A terapia para mim é uma super fórmula para simplificar a mente e como consequência mudar as atitudes. Não sou psicóloga, falo apenas pela minha experiência de paciente em consultório de psicoterapia.

Quantas vezes eu ficava triste ou magoada porque achava que tinha sido maltratada por uma pessoa. Aquela situação não saia da minha cabeça e eu ficava pensando que poderia ter respondido ou feito alguma coisa. Quem nunca passou por isso!? E com a ajuda do terapeuta, eu percebia que não era nada daquilo. Que talvez a pessoa estivesse num dia ruim, que nem tinha percebido que tinha dito algo que me magoou. E o incômodo com aquela pessoa não tinha mais razão de existir. Muito provavelmente, por outros motivos e questões internas, aquela palavra ou expressão tinha me afetado. E que o negócio era trabalhar a minha parte interna para mudar isso.

Para mim, a mudança interna é uma chave para simplificar a vida. Acredito que é preciso trabalhar neste sentido para que as mudanças externas que eu fiz sejam consistentes, coerentes e duradouras. Eu comecei por fora, motivada por uma insastifação interna. Percebi que os objetos não preenchiam e que era hora de mudar isso e parar de patinar, sair mesmo do círculo vicioso. Estou feliz com as mudanças que fiz até agora. E quero evoluir mais para levar uma vida simples com satisfação pessoal. É um caminho de autoconhecimento mesmo. Cheio de perguntas que serão respondidas aos poucos. Acredito também que é um processo que leva tempo, não existe uma fórmula mágica e que o importante, para mim, é avançar sempre e a cada dia.

Adoro a imagem abaixo, pelo felino, pelas montanhas, pela vista e por passar uma estrada logo ali. Ilustra bem o meu momento de enxergar do alto, e escolher o caminho a seguir!

minimalismo avanço pessoal autoconhecimento
Imagem da internet


4 comentários:

  1. Boa sorte na mudança, sem força de vontade nada vai adiante. "a mudança interna é uma chave para simplificar a vida.", como você mesma disse e eu concordo tão plenamente!

    Tem um texto do Osho que fala sobre felicidade, vou procurar e colocar aqui depois. Fala disso que você disse, dessa motivação interior.

    Fique bem!
    http://www.coffeepocket.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella, obrigada pela força! A medida que estou avançando no minimalismo parece que está chegando a hora de remexer em emoções e vivências do passado!
      Adoro Osho, tenho lido algumas coisas e posso entender do que fala! Se encontrar dividir conosco!
      Abraços! :)

      Excluir
  2. Terapia é bom demais eu faço e adoro , sou bem assim também como você..

    Força!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, é eu adoro terapia. Nem sei porque larguei, eu sinto uma falta danada! Na próxima semana eu começo! obrigada pela força! beijosss

      Excluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...