domingo, 11 de agosto de 2013

Dia 146 - 19 de 50 A necessidade da proteção de um pai

"Não me lembro de nenhuma necessidade da infância tão grande quanto a necessidade da proteção de um pai". Sigmund Freud

 Hoje é Dia dos Pais. Momento de homenageá-los e dizer o quanto são importantes nas nossas vidas. Claro que podemos mostrar e dizer o quanto os amamos a todo momento. No entanto hoje é um momento especial.

Para mim, falar sobre pai é algo que ainda me emociona e percebo que é um assunto delicado, ou seja, para ser tratado com carinho e sobretudo com compreensão. Aquelas qualidades que os pais atenciosos oferecem a seus filhos.

Porque é um assunto delicado para mim? Porque não convivi com meu pai. A figura masculina que esteve presente em minha vida foi o meu avô materno. Um avô de descendência indígena, pai tradicional, um homem antigo, nasceu em 1900, e foi educado para desempenhar o papel de um pai provedor. Raramente demostrava carinho e não o vi ajudar minha avó no cuidado com os 11 filhos que tiveram. A seu modo me protegia das broncas da minha mãe e da minha tia e me passava a segurança de que eu precisava. Diz que avô é pai com açúcar, então, meu avô era doce. Feliz Dia dos Pais!
"Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e, por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente". Sigmund Freud

2 comentários:

  1. Sei que é um assunto muito delicadíssimo... mas cada vez mais acho que pai e mãe são as pessoas que nós sentimos que o são. Obviamente que cada caso é um caso e qd eles não têm a culpa de não estar presentes então fica sempre o carinho e amor de ter desejado a sua presença.

    Um feliz dia para ti!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras. Sim, você tem razão, conta muito mais o que sentimos!

    ResponderExcluir

Se mantenha no fluxo e tudo será como é

Há algum tempo, ando lidando com situações imprevisíveis, não tenho garantias de resultados positivos e preciso lidar com  os riscos e as su...