segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Dia 147 - 20 de 50 Comprando roupas de forma minimalista

 Não pensem que saí para fazer compras de roupas para mim. Não fiz isso, estou firme e forte no pequeno projeto de 50 dias sem compras de roupas, calçados e afins. Além de não comprar também não estou utilizando o cartão de crédito. Estou me saindo bem! Estou feliz da vida, observando que o ato automático de comprar está passando e com isso os valores a pagar do cartão de crédito estão caindo lindamente! Yes! :) b                                                

Eu saí para fazer compras com a minha filha. Depois de um semestre de estudo e dedicação, ela veio passar as férias de julho em casa. Ela é estudante universitária, não tem luxos e se veste com simplicidade. Normalmente, usa as roupas até ficarem gastas, um exemplo de frugalidade. Ela tira todo proveito de tudo que tem. E por usar bem as roupas, estava na hora de substituir algumas blusas.

E como fizemos? Definimos que seria bom substituir 06 blusas. Para isso, tínhamos R$ 250,00 sendo R$ 159,90 em vale-compra de uma loja de departamento e o restante R$ 90,10 em dinheiro, que poderia ser usado em qualquer outra loja.

Primeiro, andamos um pouco pelo shopping, entrando nas lojas  para fazer uma pesquisa de preços e de modelos. Depois dessa volta inicial, decidimos onde faríamos as compras. Primeiro fomos à loja de departamento. No começo escolhemos várias blusas,  para ver se do total seria possível escolher algumas. Depois de experimentá-las, ela gostou de 04 peças. Fizemos as contas e com o crédito de R$ 159,90 levamos 03 blusas que somou um total de R$ 165,70 e pagamos R$ 5,80 de diferença. Com o restante do dinheiro, fomos a outra loja e levamos mais 03 blusas. Desta forma, ela conseguiu as 06 blusas novas que precisava respeitando o recurso disponível.

Fizemos um lanche e fomos para casa!

Contei essa história porque acho que é uma boa maneira de mostrar como fazer compras minimalistas, com consciência e responsabilidade.

Destaco que até 8 meses atrás, as coisas funcionavam de outro jeito para mim. Normalmente, eu saía para comprar uma calça jeans, só que eu ficava distraída olhando as vitrines, acabava comprando outras coisas e voltava para casa sem a calça jeans. Eu não pensava quanto eu podia gastar, eu pagava com cartão de crédito em várias parcelas, e deixava para pensar depois.

Felizmente, há alguns meses estou trabalhando para alterar este círculo vicioso, aos poucos estou mudando e amadurecendo.

Para fazer as compras, seguimos os passos seguintes e funcionou bem. Fica a sugestão:
1. Fazer um inventário das suas peças;
2. Descartar o que não serve mais;
3. Verificar se o que ficou é suficiente para atender às suas necessidades. Se for suficiente, ok;
4. Se chegar à conclusão que precisa de algo, definir exatamente o que precisa, quanto precisa, quando pode comprá-las e quanto de dinheiro pode dispor para isso; e
5. Quando sair às compras, é importante manter o foco, sem se deixar levar pela distração e pelo espírito do consumismo presente nas lojas e shoppings, assim atingirá o seu objetivo com certeza!

2 comentários:

  1. Parabéns!

    Fazer compras de forma consciente é o certo...mas nem sempre é fácil de fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha, obrigada! É... não é fácil, exige atenção e cuidado sempre sempre. O legal é que quando consegui fazer uma compra assim com consciência percebi que é possível!

      Excluir

Se mantenha no fluxo e tudo será como é

Há algum tempo, ando lidando com situações imprevisíveis, não tenho garantias de resultados positivos e preciso lidar com  os riscos e as su...