quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dia 149 - 22 de 50 Como sobreviver sem usar o cartão de crédito

Bem acho que o assunto cartão de crédito é recorrente aqui, falei sobre eles aqui . Tenho dois cartões de crédito de bandeiras e dois de lojas de departamento. Os de lojas de departamento, estão sem uso, pretendo cancelá-los em breve. Os outros dois cartões de bandeiras estão na minha mira, estou diminuindo o uso, quero deixá-los apenas para uma situação emergencial. Estes cartões, um uso para compras pessoais e outro para despesas domésticas.

Sobre o cartão de uso pessoal, estou sem usá-lo desde que me comprometi a ficar 50 dias sem comprar roupas e afins. Tem funcionado bem, não comprei e não o usei. Estou feliz porque vejo que é possível controlar o uso e com isso ter possibilidade de fazer outras coisas com o dinheiro que eu empregava em coisas desnecessárias. Agora, quando preciso de algo, eu uso o cartão débito ou dinheiro em espécie. Sempre de forma controlada, checando o saldo da conta bancária para que o saldo siga positivo.

Quanto ao outro cartão de crédito, costumávamos comprar os itens de despesas domésticas com ele, tais como supermercado, frutaria, combustível, padaria, lanches e refeições fora de casa. Este uso comecou quando o orçamento doméstico apertou, a algum tempo atrás, e a saída foi usar o cartão de crédito para isso, embora fóssemos contra este tipo de uso. Estamos focados em diminuir isso, para tanto, estamos diminuindo outras despesas para ter saldo em caixa, e assim começar a pagar estas despesas em dinheiro. Este plano está caminhando, vejo que levará alguns meses. Pensar que ficaremos livres deste cartão nos deixa motivados.

Acho que para sobreviver sem usar cartão de crédito, é preciso manter o controle, diminuir os gastos, pagar à vista e assim, no final, ficar livre de vez do dinheiro virtual.

2 comentários:

  1. Eu estou sem comprar no crédito e estou tentando diminuir os gastos , estou conseguindo e estou muito feliz em ver a fatura do cartão de crédito vir cada vez mais baixa! PURA felicidade!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O cartão de crédito é uma navalha...rs...como já dizia o porta Cazuza. O dia em que nosso cc vier zerado,serei uma pessoa mais tranquila. Eu controlo bem mas marido usa sem critério nenhum...aff...é uma missão,viu?!

    Bjs e parabéns por estar conseguindo eliminar essa "navalha" de sua vida...rs

    ResponderExcluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...