terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dia 162 - 35 de 50 Conferindo o extrato do cartão de crédito

Costumo conferir a fatura do meu cartão de crédito, semanalmente, via internet. É uma forma de me certificar quais despesas foram lançadas, e se estão corretas.

Um tempo atrás, eu tive um problema. Ao conferir o extrato, identifiquei um lançamento estranho. Algo que eu não tinha comprado. Tratava-se de uma compra de uma tv no site de uma loja. No mesmo instante, eu liguei para a central do cartão, informei o acontecido, o cartão foi bloqueado e o seguro cobriu a despesa. A empresa fez investigações para descobrir o que aconteceu, mas não obtive retorno sobre a conclusão. Sei que desde então, sempre confiro a fatura antes que a mesma seja fechada, para evitar aborrecimentos.

Por falar em conferir a fatura, hoje andei dando uma olhada na minha, ela está diminuindo bem. Constatei que no próximo mês (setembro) vou pagar menos da metade do valor que paguei este mês (agosto) e que a última compra que fiz utilizando ele, foi no dia 08/07/2013, ou seja, a 50 dias atrás.

A economia que tenho feito é grande. Estou aprendendo a ter consciência de cada gasto que faço. Sei que estou bem econômica, em certos momentos até meio pão-dura, porém vejo que é necessário neste momento, para num futuro ter condições de flexibilizar os gastos.

Lição número 1: Use o cartão de crédito com cuidado, e se possível, não parcele as compras.
Lição número 2: Pague sempre o valor total da fatura.
Lição número 3: Confira os lançamentos semanalmente pelo menos.

8 comentários:

  1. Eu faço isso também! Procuro ver sempre o que estou gastando, meu cartão ainda está alto demais para o meu padrão de vida mas aos poucos ele vai diminuir haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa, acho que essa consciência de controlar a fatura produz um efeito interessante, olho e penso, hum... não posso mais usar o cartão. Acho também que que os nossos hábitos de consumo vão mudando aos poucos, é preciso ter paciência! beijos

      Excluir
  2. Eliminar o cartão de crédito foi a minha melhor decisão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasha, estou caminhando para isso! O pouco que fiz até agora já está me trazendo resultados! Ou seja, dinheiro na conta!

      Excluir
  3. Parabens pelas suas conquistas, eu sei que é muito dificil ficar sem comprar, e ter disciplina é fundamental. Digo isso porque até agora estou numa guerra comigo mesma tentando iniciar um tempo sem comprar e nao consigo. Agora tenho que fazer de qualquer maneira porque a coisa esta feia. Tomara que eu siga seu exemplo, vou comecar com 50 dias tambem. bj
    Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yara, obrigada. É um desafio mesmo. Eu resolvi parar de comprar porque quero viajar e não tinha dinheiro. No começo, quis começar com 1 ano, aí eu vi que se começar com 30 ou 50 dias, tem mais chance de funcionar. E aos poucos, com o resultados aparecendo, vamos ficando mais confiantes para seguir com mais e mais dias sem comprar. Força e comece! Você pode conseguir sim! beijos

      Excluir
  4. Tb fiz progresso! 50% a menos de gastos!! Pretendo que venha a metade do que gastei neste mes,no mes que vem. Penso duas vezes antes de passar o cc. Hoje mesmo, eu ia comprar nhoque, como faço todas as quartas,e não fui. Fiz macarrão com molho branco e deixei de gastar R$40,00!

    Foco é a palavra de ordem...rs

    Boa sorte amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, então, parabéns para você! Tenho pensando também a cada compra e uso do cc. Interessante é que às vezes $ 40,00 parece pouco, mas é assim que vamos mudando os hábitos de consumo e vamos avançando. Obrigada e boa sorte para todas nós!

      Excluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...