quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dia 163 - 36 de 50 Como montar seu capsule wardrobe - parte I

O termo capsule wardrobe, ou seja, guarda-roupa cápsula, foi criado por Susie Fax, proprietária de uma loja chamada "Wadrobe", localizada em Londres, na década de 70. Segundo ela, o guarda-roupa cápsula é um conjunto de peças de roupas essenciais que não saem de moda e que poderiam ser usadas em todas as estações do ano, para isso, só era preciso atualizá-las com itens da estação.

Susie Fax sugere que o guarda-roupa cápsula de uma mulher seja composto de duas calças, um vestido ou uma saia, uma jaqueta, um casaco, uma malha, dois pares de sapatos e duas bolsas.

Acho que é um conceito interessante e que, em termos práticos, está ligado ao minimalismo e a simplicidade, uma vez que é possível está vestida de forma adequada às situações, de posse de poucas peças e investindo valores justos neste item do orçamento pessoal. Essa ideia se aplica tanto para homens quanto para mulheres, independente de quais atividades desenvolvam no seu dia a dia. Já falei sobre este tema aqui

Com base nas leituras que fiz e na minha própria experiência, segue o primeiro passo para montar o seu capsule wardrobe, guarda-roupa cápsula ou guarda-roupa base:

1. Estilo de Vida 
Primeiro é preciso refletir sobre quais atividades se desenvolve no dia a dia, identificando, assim, seu estilo de vida. É importante também identificar quanto tempo se emprega em cada uma dessas atividades, para saber quais roupas precisa para cada situação. Exemplo: 



Com base no estilo de vida, defini-se a quantidade percentual de roupa que precisa:


Além deste aspecto, é importante levar em consideração as cores de sua pele, cabelo e olhos, o tipo físico e os padrões e qualidade das peças. A fim de completar a ideia, vou seguir escrevendo a respeito, dividindo os assuntos em outros posts.
A segunda parte está Aqui

2 comentários:

  1. Por norma as minhas roupas de ficar em casa são praticamente de ginastica, à excepção de um ou outro vestido prático! portanto eu quase juntaria essas duas secções apesar de teoricamente terem ainda alguma diferença! Aguardarei os próximos posts! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, no meu caso, roupa de ginástica e de ficar em casa são diferentes. Para ficar em casa gosto de roupas largas e confortáveis, de algodão. Para ir para a academia, uso calças de malha justas e blusas para esporte mesmo com um tecido específico que ajuda a evaporar o suor.

      Excluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...