domingo, 15 de setembro de 2013

Dia 181 - Como montar seu capsule wardrobe - parte III e final

Falamos sobre o estilo de vida e a relação com a quantidade de roupa que se tem. Depois falamos sobre a influência da cor da pele, cabelo e olhos na hora da escolha das cores das roupas.

Na sequência, acredito que há dois itens a serem tratados para finalizar o tema. Primeiro há que se considerar a forma do seu corpo e depois, por fim, definir quais peças escolher para a montagem do seu guarda-roupa básico.

3. A forma do corpo

Identificar a forma do corpo é importante para saber o que usar e deixar a silhueta equilibrada.



No caso do corpo tipo pera, é bom evitar volume no quadril, uma vez que o quadril é mais largo. A ampulheta é proporcional, está ok. Quanto ao retângulo, é legal procurar usar truques para acentuar a cintura, como cintos. No caso do triângulo invertido, o ombro é mais largo, é preciso evitar volume nos ombros e usar truques para aumentar o quadril, deixando o corpo proporcional. E para o corpo oval, é legal disfarçar o parte do corpo que é maior, então, blusas e vestido levemente soltos deixa a silueta bonita. Acho que se conhecer ajuda na hora da escolha das roupas. Porque o objetivo é escolher bem e evitar gastos desnecessários, não é mesmo?

4. Escolhendo as roupas para montar seu capsule wardrobe

Considerando as atividades que você desenvolve no seu cotidiano (trabalho, casa, família, amigos e outras atividades), a identificação das cores que ficam bonitas em você e te valorizam, o seu tipo físico, é hora de definir quais são as peças básicas para o seu guarda-roupa.

Muito se fala em peças clássicas, como vestido preto, saia lápis preta, camisa branca, terninho e trench-coat, sapatos scarpin e bolsas clássicas. Acho que essas peças básicas podem ser adequadas para algumas pessoas e para outras não.

Se você trabalha num escritório de advocacia, num banco, num local formal em geral, pode ser que  as peças que citei antes sejam ok. Já se você trabalha numa agência de publicidade, loja, floricultura, ou é professora, profissional da saúde, motorista, padeira, chef de cozinha, dona de casa, militar, a forma de vestir é outra, cada profissão e lugar tem suas particularidades.

Há lugares em que há liberdade para se vestir e há lugares que há um código de vestir (ou dress code), ou seja, a forma como as pessoas se tragam, se tiver dúvida é só observar.

Ou seja, é preciso escolher peças adequadas a sua vida! Ao seu trabalho, aos programas que costuma fazer, a sua família, aos ambientes que frequenta, ao que gosta de fazer, claro que considerando seu gosto pessoal!

No meu caso, meu básico no verão é calça jeans, camisa de algodão e sapatilhas. No inverno, acrescento cardigan, casaco e lenço, nos pés botas. Em casa, vestidos, shorts, calça de malha (legging), moletons e camisetas. Uso pijamas de short/blusa e calça/blusa. Para academia e dança, leggings pretas e camisetas diversas. Para formalidades, vestido preto básico e scarpin preto de salto alto. É isso que uso no meu cotidiano, tudo o mais que tenho no guarda-roupa estão ali existindo, e aos poucos vou dando destino. Eu não tenho comprado, assim não tem entrado coisas novas no armário. Ando administrando o que tenho.


Outra coisa que acho que ajuda, procurar se conhecer melhor e parar de ficar se comparando com as outras pessoas. Isso me ajuda bastante. Tem tirado a preocupação de está sempre arrumada, a comparação, a inveja, gastos bobos, o stress e me deixa livre para ser eu mesma! Veja bem isso não está acabado e pronto, é um compromisso pessoal para sempre!

Para finalizar, acrescento que é legal escolher peças com cortes clássicos (um bom jeans escuro e reto: ok, já um jeans manchando, com tachas e rasgado: tenho dúvida, porque saí de moda e não dá para usar em qualquer lugar, é minha opinião tá!) e peças com boa qualidade e que vão durar por muito tempo.

Resumindo:

1. Identifique seu estilo de vida, Parte I

2. Identifique suas cores, Parte II

3. Identifique seu tipo físico e se conheça;

4. Escolha as peças básicas para sua vida, lembrando que peças clássicas, simples e de boa qualidade durarão mais e poderão sem usadas por muito tempo. Basta acrescentar um item de charme ou com informação de moda, caso goste, e estará sempre bem!

Também fiz um post inicial sobre cores e afins Aqui  

Finalizo aqui, boa sorte e sucesso pessoal!

____________________________________
O Nada de Compras está no facebook agora!
https://m.facebook.com/nadadecompras

4 comentários:

  1. Muito legal sua série de posts sobre o capsule wardrobe. Descobri a ideia há pouco tempo e estou super empolgada para começar na próxima estação, e realmente não há muita informação em português pra compartilhar com o pessoal do Brasil... Ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Sim essa ideia me conquistou também. Aplico a algum tempo, e hoje meu guarda-roupa está enxuto e me sinto bem nas diversas ocasiões. Grata pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com seu blog! <3
    Tem bastante conteúdo útil e inspirador!
    Desde já seguindo!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Seu blog está me ajudando bastante com suas dicas de um guarda-roupa mais enxuto, agora vou colocar em prática. Tentei encontrar sua página no face, mas não encontrei. .....bjs

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...