segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dia 182 - Zerando a fatura do cartão de crédito

Meu novo desafio: zerar a fatura do cartão de crédito que usava para fazer compras pessoais. Compras pessoais, leia-se, roupas, sapatos, bolsas, maquiagens, bijuterias, acessórios, cosméticos e salão.

Porque isso? Porque cheguei à conclusão que gastava muito com coisas dessa natureza. Parei de usar o tal cartão por 50 dias. E diante disso, posso fazer uma previsão de quando terminarei de pagar todas as contas que fiz. Eu comprava parcelado porque eu sabia que a fatura, naturalmente, viria alta; como consequência, levarei 04 mês, ou seja, 120 dias para zerá-la de vez. Assim, serão mais 120 dias sem usá-lo. Como não vou usar o cartão, vou separar um valor do orçamento para despesas com cosméticos e uma visita ao salão por mês. Quanto aos demais itens, sigo firme no meu compromisso de 01 sem compras.

Para ilustrar, abaixo está parte da planilha anual que faço para controlar os gastos com cartões. Tenho 03 abas, uma para o cartão principal e duas para os cartões de lojas de departamento. No caso das lojas de departamento, um, eu quitei e cancelei, e o outro, vou quitar no início de outubro e cancelar. A ideia é manter apenas o cartão principal, para usar quando necessário, sempre a meu favor e com cuidado.

minimalismo controle financeiro
parte da planilha pessoal


6 comentários:

  1. Andreia, parabéns pela determinação, metas alcançadas e planejamento. Eu também já fui escrava de cartões de crédito. Aprendi a me controlar mas as vezes tinha uma recaída. Resolvi radicalizar e cancelei TODOS os cartões de crédito. Hoje me sinto curada pois estou prestes a completar um ano sem cartão. Estou analisando a ideia de ter um cartão de crédito (apenas um). Acredito que agora saberei usá-lo a meu favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia, obrigada pelo incentivo! Estou caminhando e deixando a escravidão no passado! :) Parabéns para você sobre o um ano sem cartão! Se tudo correr bem vou manter este cartão para um bom uso. Ainda não descartei a possibilidade de cancelá-lo também!

      Excluir
  2. Oi amigaaaaa...estamos no mesmo barco,tb estou tentando zerar o cc.

    Estou sem passar o cc há 19 dias e gastando só em espécie...aff...a tentação é ENORME...rs

    Boa sorte pra nós duas!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi queridaaa! Estamos juntas! E vamos sair bem do outro lado! Parabéns para você! A tentação é um perigo! Somos mais fortes do que ela! risos e vamos que vamos! beijos

      Excluir
  3. Parabéns Andreia por essa iniciativa. Esse foi também um dos primeiros passos que dei para começar a poupar. Desde então nunca mais usei o cartão de crédito e tento fazer as compras todas a dinheiro, portanto até o cartão de débito evito ao máximo. No início custa bastante mas depois os resultados compensam imenso! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sara. Tenhobme dedicado bastante, aos poucos estão vindo os primeiros resultados.

      Excluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...