quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Dia 184 - Falando de Poder Pessoal


Esses dias eu estava lendo sobre pode pessoal, dentre os vários textos que li, gostei muito de um em especial e segui refletindo sobre o assunto.

A partir da leitura e da reflexão, cheguei a algumas conclusões do que é o poder pessoal para mim e fiz algumas analogias com o meu momento de vida atual. Sinto que é importante buscar a expansão deste poder. Falo no afirmativo para trazer a força de que preciso de dentro de mim.

Para mim o poder pessoal é uma força interna que eu acesso quando eu passo a me responsabilizar pela minha própria vida.

A retomada do poder pessoal é um processo que acontece por meio do autoconhecimento, com a presença do esforço e da dedicação. Ao acessar esta força interna, faço escolhas baseadas nos meus valores e crenças pessoais. Quando faço escolhas desta maneira, as opiniões, as expectativas alheias e a necessidade de aceitação deixam de me influenciar.

Reconheço que eu não posso controlar o que está fora de mim, no entanto, eu posso escolher que atitude tomar diante dos acontecimentos. É preciso confiar na minha experiência de vida, na capacidade de perceber o que funciona para mim e que eu posso transformar o que não vai bem.

E o qual a relação entre o poder pessoal e o minimalismo, a vida simples e a consciência?
  
Acho que as ideias estão interligadas. Percebo que a capacidade de me responsabilizar pela minha própria vida vem naturalmente com o processo de reconhecer que meus hábitos de consumo estão inadequados, que a minha vida financeira não vai bem e que, surpreendentemente, eu quero e posso transformar isso. Utilizando as mesmas ferramentas também posso transformar minha vida profissional, meus relacionamentos ou minha saúde.

Reconhecer a capacidade de mudar é tomar meu poder pessoal de volta e fazer escolhas conscientes e coerentes com meus valores e crenças pessoais. Hoje, viver com o essencial faz parte dos meus valores. E os outros, são os outros.

Consciente, eu percebo que só depende de mim começar a transformação, definir objetivos e metas para alcançar a realização e os desejos do meu coração.

minimalismo transformação vida
imagem da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...