quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dia 198 - Pagando as contas no início do mês

O dia primeiro do mês é o dia de pagar as contas. Eu aprendi este costume com a minha avó e tem funcionado bem.

Para que eu possa pagar as contas no dia primeiro gosto de saber exatamente como está a minha situação financeira. Para isso, no final do mês anterior reúno as contas juntamente com o extrato bancário e atualizo a planilha de controle financeiro que mantenho. Nesta planilha registro as receitas e as despesas da família, assim como os valores que são destinados à poupança e aos gastos pessoais.

Tenho algumas contas que estão em débito automático para facilitar o dia a dia. Quanto as demais, eu faço o agendamento no caixa eletrônico. Faço também a transferência para a poupança e saco dinheiro em espécie a ser utilizado nos gastos pessoais da semana.

Esta fase inicial é tranquila de fazer, porque já sei o que preciso pagar e quanto disponho. O meu desafio é controlar os gastos com alimentação, combustível e outros que vão acontecendo ao longo do mês. Como alternativa, inventamos uma planilha paralela para ir registrando estes gastos variáveis, nós usamos no final de setembro, e não funcionou direito, acabei esquecendo de atualizar e me guiei pelo extrato bancário mesmo. Estive pensando, e estou a procura de outra solução. Como você controla os gastos do dia a dia?

Lakshmi, deusa indiana da prosperidade. imagem da internet

6 comentários:

  1. Eu comecei a fazer isso também! Todo começo de mês já pago tudo e fica ok!
    É bom ter planejamento =)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso bom demais mesmo! Acho que dá uma paz, uma sensação de controle da própria vida! beijos

      Excluir
  2. Eu estou começando agora a buscar métodos eficientes para controlar meus gastos, e adorei conhecer seu blog! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty, obrigada! A casa é nossa! Fique à vontade! beijos

      Excluir
  3. Posso recomendar um programa gratuito que podem encontrar facilmente
    pelo google, chama-se moneymanagerex
    é muito bom e útil, faz gráficos automaticamente e previsões conforme gastos automáticos!
    Lembrei-me que seria uma boa ideia escrever um artigo sobre ele no meu blogue, se quiserem podem dar uma vista de olhos
    from0tomillion.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, obrigada pela sugestão, vou buscar informações sobre o programa porque não conheço. Logo te faço uma visita. abraços

      Excluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...