sábado, 12 de outubro de 2013

Dia 208 - Atualizado Avaliação da Rotina de Limpeza da Casa

Bem, fiz um rascunho de uma rotina ideal de limpeza da minha casa e publiquei aqui.

Na teoria a rotina estava perfeita. Na prática não funcionou.

Levanto por volta de 6 horas todos os dia e chego em casa de volta do trabalho perto das 19horas. Fico cansada e eu não tenho energia para limpar a casa. Penso em algo para comer, organizo a cozinha e procuro descansar.

Ao definir a rotina consegui visualizar todas as coisas que precisam ser feitas. Agora estou organizando as tarefas para adequar à realidade.

A limpeza ficará para o sábado mesmo. Estamos dividindo as tarefas, assim, não fica pesado.

Bem, percebi que é preciso diminuir as expectativas e adequar ao que eu posso realmente fazer.

_______________

Concordo mesmo que é preciso diminuir minhas próprias expectativas com relação à arrumação da casa. O dia-a-dia de trabalho é cansativo.

Agora, minha diarista voltou. Ela faz a limpeza pesada da casa. Durante o dia-a-dia, eu mantenho a casa organizada, passando por todos os ambientes diariamente.


avaliação minimalismo
imagem da internet

8 comentários:

  1. Também estou tentando ter uma rotina de limpeza em minha casa. Já fiz lista, determinei dia e tudo mais, mas não consegui cumprir por muito tempo justamente pelo cansaço ao chegar em casa. Só dá vontade de tomar um banho, jantar e dormir (o que faço na maioria das noites) e a bagunça vai se acumulando. É complicado manter tudo em ordem, mesmo assim ainda tenho esse desejo até o fim do ano de colocar tudo em ordem!
    Um abraço,

    Josy Santos.
    http://muraldajosy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy, acho que com o tempo e a vontade de manter a casa organizada, aos poucos vamos conseguindo. Hoje a minha casa está melhor que a alguns meses atrás, para frente, só espero melhorar. Abraços

      Excluir
  2. Na teoria a prática é outra. Também já fiz um "plano" de limpeza e simplesmente tem dias que não funciona. As roupas continuam sendo meu ponto fraco. Lavava quando acordava às 05h30 e não sei porque não funcionou. Assim, mudei e comecei a lavar à noite e passei a recolher pela manhã, funcionou melhor, vc pode até perguntar qual a diferença e não sei te dizer... rs... mas funcionou melhor. Outro coisa que me atrapalha é precisar vir para Cornélio toda santa sexta-feira e voltar no domingo. A semana em que fiz um teste e vim no sábado pela manhã facilitou muito minha segunda-feira principalmente no que se refere às roupas. Sei lá, acho que a rotina se instaura naturalmente e conforme nossas necessidades, tem outros pontos que já são automáticos.

    Força por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ziula, pois é, acho que depois que comecei a destralhar a casa, ela está mais organizada e fácil de manter. Naturalmente vou colocando as coisas no lugar quando utilizo, e assim novas rotinas vão surgindo e já dá para notar a diferença em termos de organização. Bem, quanto à limpeza, estou a procura de uma diarista a semanas, vamos ver se consigo, estou vendo que preciso mesmo. Porque o dever de casa diário, eu faço, mas a limpeza pesada é duro, não é? Estou chegando à conclusão que naturalmente as rotinas vão surgindo de acordo com os meus horários, disposição e funcionamento da casa.
      Obrigada pela força

      Excluir
  3. Eu também funciono assim. Tem dias durante a semana que dedico exclusivamente ao trabalho e um pedacinho da noite ao cuidado pessoal (devido ao meu horário de trabalho), deixando as limpezas para outros dias em que tenho a cabeça mais livre e faço-o com mais prazer e produtividade =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acho que o ponto está aí... ter flexibilidade e ir adequando ao que vai acontecendo durante a semana. :)

      Excluir
  4. Estou com um problema sério. Eu tenho 20 anos, me mudei pra outro estado junto com meu irmão nesse mês. A casa é bem menor do que a que morávamos. Só que eu não tenho aquela regra de acordar e cuidar da casa, entende? O pior de tudo: Eu fico sozinho em casa enquanto meu irmão trabalha cedo e chega muito tarde, o que cai 100% dos afazeres encima de mim. Quais conselhos vocês me dariam pra criar essa rotina de limpeza de casa? Não tenho muito costume de limpar diariamente a casa tanto quanto gostaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deeh, resolvi escrever um post, para te responder e tentar ajudá-lo nesta nova fase de sua vida. Vou fazer uma lista de afazeres básicos, com coisas para fazer todos os dias e coisas para serem feitas semanalmente. Ainda hoje eu publico para você, tá!

      Excluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...