segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Dia 209 e 210 - O que você quer mudar em sua vida em 21 dias?

Gosto de participar de cursos de autodesenvolvimento. O último que participei foi a Formação de Reiki (palavra japonesa que significa Energia Vital Universal) que pode ser entendido como um sistema de cura e harmonização da energia vital do corpo por meio da imposição das mãos. Não é místico. Estamos falando dos mesmos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa que busca equilibrar o corpo por meio da acupuntura.

Quando participei deste curso a Mestre nos orientou a fazer a aplicação do Reiki em si mesmos por 21 dias consecutivos. E depois, estaríamos liberados para fazer aplicações em outras pessoas. Eu fiquei curiosa para saber porque 21 dias. Ela disse que segundo uma teoria antiga, se quisermos adicionar algum hábito saudável a nossa vida, é preciso repeti-lo por 21 dias.

Para entender um pouco mais isso, eu fiz algumas pesquisas e encontrei um história interessante. Diz que a Teoria dos 21 dias foi criada pelo psicólogo e médico cirurgião plástico Maxwell Maltz, conhecido em 1960. Ele observou seus pacientes e percebeu que eles só notavam as mudanças feitas pelas cirurgias depois de 21 dias, e que durante este tempo, eles imaginavam que os resultados seriam positivos e com isso se sentiam animados. Estes estudos foram registrados no livro Psico cibernética que muitos consideram o primeiro livro de autoajuda atual.

Acredita-se que esta técnica pode ser empregada para criar novos hábitos e para fazer mudanças de vida.

Alguns hábitos que eu mudei, usando esta técnica:

1. Ir direto para casa após o expediente.
2. Almoçar entre 12:00 e 12:30 e depois caminhar.
3. Frequentar as aulas de danças semanalmente.
4. Ir a psicoterapia semanalmente.

E então, o que você quer mudar na sua vida em 21 dias?

mudanças minimalismo
© Andre Klopper | Dreamstime Stock Photos

4 comentários:

  1. Interessante. Você tem me ajudado bastante com o seu blog.
    Estava precisando de uma motivação para voltar para minha dieta.
    Obrigado.
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que bacana seu comentário. Gosto disso, é motivação para mim também! Sucesso na dieta!

      Excluir
  2. Que bom que você tem aulas de dança! Eu penso que já estou realizando essa técnica com o ato de acordar mais cedo. Há cerca de pouco mais de um mês comecei levantando mais cedo que o habitual, em melhores horários e só depois de fazer isso todos os dias nas últimas 3 semanas é que estou sentindo que já acordo sem despertador nesse horário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É danço desde sempre! Pois é, eu tenho usado essa técnica em várias coisas, já usava até de forma instintiva, e funciona mesmo! Estou começando a usar para me arrumar mais rápido de manhã, antes de sair para o trabalho.

      Excluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...