sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia 221 - O que mudou depois que conheci o minimalismo

Até agora foram 221 dias de prática para diminuir as tralhas físicas, emocionais e mentais. Comecei limpando o terreno para abrir espaço para as mudanças que eu gostaria de fazer na minha vida.

Não sei dizer ao certo quando este processo começou, só lembro do dia em que estava muito nervosa, num final de dia de trabalho e senti está vivendo no meu limite. Eu precisava tomar alguma atitude e sabia que não seria fácil. 

Eu comecei a me desfazer de objetos pessoais, percebi que levaria um tempo e que durante este tempo seria bom não realizar compras.

Olhando lá para o dia 19/03/2013 e os dias que se seguiram, creio que levei cerca de 03 meses limpando o guarda-roupa, os armários e gavetas da casa. Eu doei roupas, calçados, bolsas, cintos, óculos, bijuterias, outros acessórios, roupa de cama, de banho e de mesa. Eu doei pratos, copos, talheres, potes de plástico, panelas e assadeiras. Eu separei livros, revistas, cds, vhs e vários eletrônicos, inclusive estes ainda aguardam a destinação.

Eu parei de fazer compras de itens pessoais, diminui os gastos com cosméticos e salão, com produtos de higiene, remédios e limpeza. Eu diminui gastos com celular,com assinatura de internet, tv e telefone. Diminui a compra de alimentos, porque eu percebi que jogava fora frutas, verduras e restos de comida todo final de semana. Eu jogava fora também produtos vencidos da minha despensa mensalmente. Ou seja, eu estava comprando e preparando mais alimentos do que consumíamos, daí o desperdício. Eu diminui também o consumo de sucos e leite de caixinha, refrigerante, sal, açúcar e chocolate. 

Quanto aos itens anteriores, ainda preciso deles, então eu encontrei soluções para consumi-los de uma nova maneira, a fim de não haver desperdício ou abuso.

Quanto aos itens pessoais, estão aqui as roupas, calçados e bolsas, cosméticos, remédios e higiene. Primeiro, não estou comprando roupas, calçados e bolsas. Passados mais de 07 meses, estou avaliando a possibilidade de adquirir 01 calça, 02 blusas e 02 cardigans. Como estou com poucas peças, eu tenho usado e lavado frequentemente elas, portanto estão ficando gastas. Sabe quando a calça jeans começa e ficar com a costura entre as pernas gasta? Pois é, as 02 que mais uso estão assim! :)  Sobre os cosméticos, remédios e higiene pessoal, eu compro quando estão quase acabando. Nada de estoques.

Sobre os custos mensais com celular, internet, tv e telefone. Nós mudamos para planos de assinatura mais simples que os anteriores, portanto custos menores. A respeito dos alimentos, eu passei a comprá-los quando vou usar. E tenho cuidado com a quantidade que vou fazer, para evitar sobras. Aos poucos estamos parando de comprar sucos de caixinha, passando a usar polpa de frutas. Bem, sobre o leite, estou usando leite de soja e descobri uma receita de leite de aveia, este ainda quero testar. O refrigerante, consumo 01 vez por semana apenas, aquele dia da exceção, sabe? Estou usando menos sal do alimentos e evitado o açúcar. Quanto ao chocolate, eu adoro, e estou consumindo menos.

Depois de tirar as distrações que os objetos, as compras e a comida representam. Eu disponho de tempo, e neste tempo eu me vejo pensando sobre a minha vida e sobre as minhas questões existenciais. Estou de volta à psicoterapia. Estou me conhecendo. Estou aprendendo como me manter focada. E estou aprendendo a ficar livre, sem fazer nada. Apenas ali, junto comigo mesma.
 
Parece que os véus da ilusão caíram e a realidade está aqui na minha frente! Agora eu posso ver!

Fonte:www.fotop.net/undercover/photo/

3 comentários:

  1. Ótimo texto!! É sempre muito bom ler sobre o processo de mudança das pessoas quando estas conhecem o minimalismo. É muito inspirador! Dá para notar que, para a maioria das pessoas, as mudanças acontecem em várias esferas da vida e de maneira gradativa.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ufa, quantas mudanças. Me identifiquei com várias que você citou, desde diminuir o consumo de refrigerante e suco de caixinha até em relação a roupas adquiridas. Parabéns por esta caminhada.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A última frase é linda, me inspirou ;)
    Gostei muito de seu blog ;)
    Um ano novo repleto de Paz, Saúde, Amor e Luz, à você e sua família.
    Acompanhando...

    ResponderExcluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...