quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dia 226 - Respondendo ao leitor - Sugestão de rotina de organização e limpeza da casa

Recebi o comentário de um jovem leitor, onde ele conta um pouco sobre sua vida, a mudança de cidade e necessidade de se organizar para cuidar dos afazeres de casa. Veja o comentário que ele deixou aqui no blog:
"Estou com um problema sério. Eu tenho 20 anos, me mudei pra outro estado junto com meu irmão nesse mês. A casa é bem menor do que a que morávamos. Só que eu não tenho aquela regra de acordar e cuidar da casa, entende? O pior de tudo: Eu fico sozinho em casa enquanto meu irmão trabalha cedo e chega muito tarde, o que cai 100% dos afazeres encima de mim. Quais conselhos vocês me dariam pra criar essa rotina de limpeza de casa? Não tenho muito costume de limpar diariamente a casa tanto quanto gostaria".

Diante do comentário, eu resolvi escrever um post para tentar ajudá-lo. Acho que é um assunto interessante e que todos podem se beneficiar de alguma maneira, inclusive, eu mesma.

Quando eu li seu comentário, Deeh, na mesma hora, eu lembrei da experiência da minha filha, que é jovem como você, ela tem 23 anos. Ela se mudou de estado para estudar, e também se depara com dificuldades para lidar com a organização do apartamento que ela divide com uma colega de faculdade. E quando vou para lá visitá-la, costumo dá uma força na organização e limpeza da casa dela.

Para começar, acho que podemos dividir as tarefas de casa em 04 tipos. A divisão toma por base a frequência desejável com que a tarefa seja feita, para que a casa esteja sempre, ou a maior parte do tempo, organizada e limpa.

Primeiro, há aquelas tarefas que sugiro sejam feitas diariamente. Depois, aquelas para serem feitas semanalmente. E outras para serem feitas mensalmente. E ainda outras para serem feitas a cada 3 ou 6 meses, dependendo do funcionamento da casa.

Tarefas diárias:
Abrir as cortinas para entrar sol.
Abrir as janelas para ventilar um pouco.
Arrumar a cama.
Colocar a roupa suja no cesto, sempre que trocar de roupa.
Lavar a pia do banheiro, tirar o saco de lixo do banheiro, e colocar um saquinho limpo no lugar.
Verificar se tem papel higiênico no banheiro.
Lavar as louças sempre que usar, secar e guardar. (Acho mais fácil, lavar um prato, talher e um copo quando usar, do que lavar uma pia cheia de louças).
Limpar o balcão da pia e cozinha.
Trocar o pano de prato.
Percorrer a casa, colocando os objetos no devido lugar.
Cuidar das plantas e bichinhos, se tiver.

Tarefas semanais:
Lavar o banheiro: chão, pia, box e banheira.
Limpar os espelhos.
Varrer ou aspirar o chão.
Passar pano úmido na casa toda.
Tirar pó dos móveis e objetos.
Lavar os panos utilizados na limpeza, logo após o uso.
Trocar os lençóis da cama.
Trocar as toalhas de banho.
Trocar a toalha da mesa de jantar.
Colocar as roupas pessoais para lavar.
Colocar as roupas de cama, mesa e banho para lavar.
Passar roupas.
Lavar varanda, quintal e garagem se tiver.
Cuidar do jardim.
Fazer compras de alimentos.
Limpar a geladeira antes de guardá-los.

Tarefas mensais:
Limpar os armários da cozinha.
Limpar as paredes da cozinha e da área de serviço.
Limpar as paredes do banheiro.
Limpar paredes, portas e janelas.

Tarefas para 3 ou 6 meses:
Lavar cortinas e tapetes.
Lavar cobertores de inverno, caso more onde faz frio.


Nossa, parece muita coisa, né? Bem, acho que cuidar de uma casa é algo trabalhoso e também perfeitamente possível. Com o tempo, acabamos pegando o jeito, e dependendo da disponibilidade de tempo, as tarefas semanais podem ser distribuídas ao longo da semana, assim não fica pesado.

Caso haja disponibilidade de recursos e ache necessário, também há a possibilidade de contratar uma diarista para ajudar a fazer o serviço pesado. E para que o serviço funcione bem, é preciso acompanhar a execução e saber o que pedir.

O que escrevi são dicas e lembretes que podem ajudar na hora de você estabelecer a rotina de limpeza da sua casa. Lembro que cada casa funciona de um jeito, de acordo com os gostos, afazeres e horários dos moradores. Então a ideia é fazer uma adaptação conforme a sua realidade.

Por último, eu deixo uma dica de ouro: se tiver algo para fazer, faça logo, não deixe para depois. Mantenha o foco. Com o costume, o serviço passa a ser feito de forma rápida e eficiente, e sobra tempo para fazer outras coisas de seu interesse.

Espero ter ajudado! Boa sorte!

casa
imagem da internet

4 comentários:

  1. Adorei o texto! São dicas super importantes...

    Eu já fui muito bagunceira...mas nos últimos meses estou conseguindo me manter organizada. As dicas que acho mais relevantes para eu conseguir tal proeza:

    - Arrumar a cama assim que se levantar.
    - Colocar cada objeto no seu devido lugar assim que parar de usá-lo.
    - Organizar o quarto antes de dormir.

    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Muito boas dicas, dividindo dessa forma não fica tão massante e fica tudo ajeitado!

    ResponderExcluir
  3. Dicas simples mas que facilitam bastante o dia a dia. Acredito que a organização seja um processo mesmo. Vai começando aos pouquinhos e com o tempo vai aprimorando.

    www.umdiasereichef.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Quando eu li "tarefas diárias" me assustei pois não faço limpezas à casa todos os dias...mas depois quando as li até sorri pois são tarefas que eu faço a todo o momento mesmo que inconscientemente, sem associar a ser limpezas! O facto de também ter muito menos coisas em casa me permite arrumar e organizar a casa mais rápido, e assim no momento de pensar "hoje tenho que limpar o quarto" faço-o com todo o prazer pois é rápido e o resultado de um quarto limpo e cheiroso me faz sentir muito feliz ;)

    ResponderExcluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...