quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Dia 233 e 234 - Ferramentas que podem ajudar nos momentos de mudanças pessoais

Em momentos de transformações, como em mudanças de emprego, casa, relacionamentos, valores e hábitos pessoais, além das questões práticas, entendo que há outros aspectos que precisam ser levados em consideração também.

O ser humano é um ser indivisível e para ser entendido deve ser considerado todas as suas partes. Este é um princípio básico da visão holística. Holismo deriva da palavra grega "holos" que significa "todo", "inteiro", "completo".
 
Sob este ponto de vista, o ser humano possui quatros níveis: Físico, Emocional, Mental e Espiritual. E é importante que o ser humano se desenvolva e tenha equilíbrio em todos os níveis.

Pensando na importância do desenvolvimento pessoal e do equilíbrio, gosto de contar com apoio de algumas ferramentas para isso. Seguem algumas sugestões:

- Práticas Integrativas e Complementares
São suporte aos pacientes e atuam de forma complementar aos tratamentos convencionais. Hoje são práticas adotadas pelo Sistema Único de Saúde - SUS. Entende-se como tratamento preventivo também, a fim de manter a saúde.
Acupuntura - Medicina Tradicional Chinesa, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Águas termais, Homeopatia, Medicina Antroposófica, Terapia Floral e Massagem.


- Atividades Físicas
Atividades ao ar livre ou em ambientes internos que propiciam o movimento do corpo, o gasto energético e trazem bem estar e saúde. Caminhadas, corridas, andar de bicicleta, patins, jogos, natação, musculação, yoga, ginástica.


- Artes
Manifestações expressas a partir da percepção das emoções e das ideias. A prática e o contato com atividades artísticas enriquecem o ser humano. Música, Dança, Teatro, Artes Plásticas, Cinema, Artesanato, Desenho, Arquitetura, Escultura, Pintura, Escrita, Fotografia. 

- Psicoterapia
Prática que possibilita o auto conhecimento e o crescimento pessoal.

- Amigos
Cultivar amigos e desfrutar da companhia deles traz bem estar, apoio e felicidade.

- Bichos de estimação
Conviver e cuidar de bichos de estimação é algo prazeroso e traz muitos benefícios. Eles fazem companhia e é uma relação de puro amor.

- Práticas Espirituais
Temos estudos que comprovam que práticas espirituais podem interferir na saúde do ser humano.

"A salvação não vem lá de cima, vem de si mesmo, do autoconhecimento”, diz a monja budista Yvonette Gonçalves" Fonte: Filosofia Budista.

minimalismo budismo
Imagem internet

Um comentário:

Se mantenha no fluxo e tudo será como é

Há algum tempo, ando lidando com situações imprevisíveis, não tenho garantias de resultados positivos e preciso lidar com  os riscos e as su...