terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia 245 - Faltam 120 dias, ou seja, 4 meses

Já se passaram 245 dias de nada de compras do total de 365 dias. Diminui o consumo, revisito o tema diariamente e a cada dia estou livre de algumas coisas desnecessárias. E uma nova forma de viver a vida está surgindo.

Fazendo a contagem, faltam 120 dias, ou seja, 4 meses, para eu completar 01 ano sem compras. Tem sido um tempo bom. Recomendo!

Sobre a diminuição do consumo, confesso que não sinto falta de fazer compras e as coisas materiais não me trazem mais felicidade.

Algumas vezes, abro a geladeira e tenho apenas algo para tomar café, fazer um lanche à noite e algumas verduras para cozinhar o jantar, quando possível. Cozinho mais aos finais de semana, ocasião em que vou ao mercado e à frutaria. Está bem assim.

Venho de uma família que a geladeira está sempre cheia de comida, para celebrar a fartura mas também por medo de que falte algo. A minha mãe passou fome no sertão do nordeste cearense. Posso entendê-la.

No mês passado, eu usei o cartão pessoal para compras passagens aéreas para minha mãe e minha tia. Elas precisaram viajar meio às pressas e não tinham o dinheiro em mãos. São senhoras idosas, achei por bem lançar mão do cartão e comprar as passagens para elas. Eu dividi a compra em três prestações e elas fazem questão de pagar as parcelas direitinho. Uma graça! Concluo que o cartão pode ser bom. Não é mesmo?

Ultimamente não tenho feito grandes desapegos materiais, uma vez que minha casa está livre. Adquiri um tapete para o banheiro. Semana passada resolvemos trocar o filtro de parede que temos na cozinha, ele precisava de manutenção.

Esta semana estou com algumas sacolas de roupas para desapegar. São coisas que trouxe da casa da minha filha e que não são mais usadas. Onde ela mora é úmido e às vezes as roupas mofam.

Estou começando a poupar mensalmente cerca de 10% da renda familiar. Ainda não estou segura e determinada quanto a esta meta, tenho tido despesas extras relacionadas à saúde ultimamente. Com isso, a poupança fica prejudicada, mas ao menos 5% tenho guardado.


Pretendo estabelecer metas para estes próximos 4 meses. Estou pensando a respeito, depois conto por aqui.
Faltam 120 dias!

fonte da imagem

2 comentários:

  1. Como passa rápido, né? Já estou no meu terceiro mês sem compras e continuo firme nesse propósito, sem a menor vontade de comprar. Confesso que isso tem me surpreendido e fico feliz em continuar firme nesse caminho.

    Aos poucos tenho desapegado de algumas coisas. Já comecei a planejar 2014 em todos os sentidos. Parabéns por estar ha poucos passos de cumprir seu projeto!

    Abraçi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o tempo ultimamente tem voado. :) A vontade de comprar passa, é verdade! Acho que vamos encontrando outros sentidos para vida. Estou firme, essa firmeza de propósito tem me mostrado que sou capaz de criar um projeto e de realizá-lo. Aos poucos estou vendo que posso fazer o mesmo em várias áreas da minha vida. Parabéns para você pelas conquistas! Siga firme! 2014 está quase aí e certamente novos projetos virão!

      Excluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...