terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dia 249, 250, 251 e 252 - Relaxe e aproveite a vida

Fazer planos é uma constante em minha vida. Tanto que percebi que eu vivo mais no futuro do que no presente. O passado está no passado cada vez mais.

Acho que essa necessidade de planejamento demonstra uma certa organização, mas também uma vontade de controlar as situações da vida. Bem, não é possível controlar a vida, não é mesmo?

Acho que se eu puder fazer algum plano a respeito da minha própria vida já é um ganho.

Vivia em extremos. Planejava muitas coisas em detalhes. Quando eu me dava conta que não era possível, eu simplesmente deixava acontecer.

Hoje, consigo identificar esse extremismo e vejo mais uma vez que funcionar em extremos não é razoável.

Planejar todos os detalhes gera um stress ruim e acho, sinceramente, que tira a liberdade e a espontaneidade dos momentos. Falo sobre uma situação de viagem, por exemplo.

De tanto fazer planos, quando não tenho um plano, muitas vezes me vejo parada sem saber o que fazer. Na última viagem, isso aconteceu no dia livre de programações.

Depois de discutir com o marido sobre o que fazer - ele adora planos - eu resolvi adotar uma postura diferente.

E qual foi a decisão que salvou o dia: Relaxar e simplesmente aproveitar.

essencial
fonte da imagem

4 comentários:

  1. Eu não tenho essa dificuldade com viagens, mas tenho com várias outras coisas... na verdade, com quase tudo . É um exercício diário tentar ser mais equilibrada e menos obcecada com os detalhes, planos e listas. Eu adotei a frase que aprendi no site da flylady: "good enough is good enough" ("bom o suficiente é bom o suficiente"). Mais ou menos costuma ser ótimo pra mim. A casa tá o caos? Arrumo mais ou menos. Dá certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho listas e planos para viagens e para um monte de outras coisas. Confesso que muita coisa nem sai do papel. Não digo que tenho dificuldade para tudo, porque consigo me virar bem quando surgem imprevistos. Acho que você tem razão. Good enough is good emough... quem disse que tufo tem que está perfeito?

      Excluir
  2. Como dizia o poeta: " navegar é preciso,viver não é preciso"! Ou seja, podemos planejar bem uma navegação, com cartas maritimas, mapas,bússolas, mas e para planejar a vida em detalhes? Impossivel,amiga, ela não é precisa, tudo muda o tempo todo ... Então vamos viver tudo que hã pra viver.... Vamos nos permitir... A vida está acontecno agora mesmo, nesse instante,não é um ensaio, é um novo espetáculo estreando a cada amanhecer! Concorda?!

    Com o Budismo,tenho aprendido a viver o presente e tem sido Fantástico!! Eu recomendo!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhum... Você tem razão, a vida está me mostrando isso agora já! Concordo totalmente! Gosto do budismo. Gostaria de conhecer um pouco mais.

      Excluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...