domingo, 5 de janeiro de 2014

Dia 288, 289, 290, 291 e 292 - Utilizando a Roda da Vida para visualizar os objetivos e metas para 2014

Estou naquela semana pós recesso de Natal e pós virada do ano. Confesso que ando num ritmo lento, finalizando a minha lista de objetivos para 2014, lendo vários blogs, artigos e realmente pensativa.

Lembrei de um curso que fiz e um dos temas era o Planejamento Pessoal. A instrutora utilizou uma ferramenta do Coaching chamada Roda da Vida. Esta ferramenta é utilizada no início do processo de coaching para saber qual o nível de satisfação do coachee e leva em consideração 12 aspectos da vida.

Há várias informações sobre esse método na internet. Encontrei inclusive um site onde é possível fazer o teste on-line para saber qual é o próprio nível de satisfação. O link está aqui.

A partir do resultado do teste sabe-se onde é preciso focar ou mudar algo. Claro que os testes não substituem uma consulta com um Coacher. Mas dá alguma pista.

site metasinergia


Continuando, no curso que eu fiz, a instrutora nos guiou para que descobríssemos nosso estado atual e depois, nos ajudou a estabelecer objetivos para melhorar os aspectos que precisavam de um pouco de atenção.

Desde então, eu venho utilizando esta ferramenta a cada final de ano. Gosto de fazer uma reflexão e depois traço o que gostaria de fazer no ano seguinte.

É interessante que a roda seja desenhada em uma cartolina, de forma que fique fácil de visualizar. Como sugestão, escreva os objetivos nos espaços e adicione imagens, figuras e fotos representando os objetivos. É legal que o cartaz seja afixado num local que possa ser visto todos os dias.

3 comentários:

  1. Fiz agora a roda do link que enviou! Ainda demora um bocadinho a fazer o teste mas ao mesmo tempo ajuda a refletir nas várias áreas da vida!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz esse teste num curso que fiz em dezembro e achei super bacana! A minha roda estava até que equilibrada mas sei que ainda há muito a ser feito! Super legal esse post e obrigada por compartilhar o site da roda!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Andreia. Fiz o teste e já estou botando os planos e estratégias no papel. Obrigada por compartilhar.
    Adorei o blog, vou virar 'freguesa'. ;)
    beijo

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...