quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Dia 345 - Vivendo um processo de desopressão ou em busca de liberdade

Estou vivendo um processo de desopressão pessoal. Não sei se esse termo existe. Apenas acho que ele descreve bem o que ando sentido e que me faz falar tanto de liberdade pessoal neste momento.

Estou falando de desapego de conceitos e de regras rígidas que eu mesma criei para mim, ao longo de anos, inventados nem sei de onde. Talvez até eu saiba de onde vieram mas não vem ao caso.

O dicionário diz que o termo desopressão significa 1 Ação ou efeito de desoprimir. 2 Alívio, desafogo.

Pronto, é isso. Estou sentido alívio e desafogo quando me desapego conscientemente de alguns conceitos e regras que eu utilizava em vários aspectos da minha vida.

Eu era muito rígida. Várias coisas não podiam ser feitas e nem sequer imaginadas. Várias idéias estavam bem cristalizadas. Muitas coisas eu não me permitia. Isso me preservou, ok? Por outro lado, eu vivi limitada por muito tempo, sem me dá conta de que existe um potencial humano latente em mim e que sempre é momento para despertá-lo, e fazer alguma diferença no mundo. Agora eu vi isso e as coisas estão mudando. Estou começando minha revolução humana.

Nesse momento não cabe conselhos do tipo: "bem é legal se sentir livre para fazer coisas legais, mas cuidado para não exagerar!" Hum... entendo que a pessoa está querendo ajudar, mas o que ela sabe sobre o meu processo interno? Passei toda minha vida tomando cuidado. Com certeza, tenho discernimento suficiente para saber até onde posso ir. Além do que não vivo sozinha e costumo pesar o impacto das minhas decisões na vida das pessoas com quem convivo.

Acho que esse pensamento de extremos (ora oprimida e comedida ora libertina e irresponsável) é algo prejudicial. E está presente na cabeça de muitas pessoas. O bom é encontra o equilíbrio entre o que se gosta e o que é possível, na medida exata e com o bom uso da inteligência. Acho que ai mora a sabedoria.

Para finalizar, e ilustrar um pouco do que digo, no Budismo há um conjunto de práticas chamado de Caminho do Meio que é baseado na moderação e harmonia , sem cair em extremos. Assim quero guiar minha vida.

Crédito da Imagem internet

Um comentário:

  1. Seria interessante saber mais sobre esse Caminho do Meio! Bj!

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...