terça-feira, 4 de março de 2014

Dia 350 - O Minimalismo e a Tranquilidade que ele proporciona

Por experiência própria, posso dizer que o minimalismo trouxe muitas coisas boas para minha vida e uma delas é a tranquilidade. Para mim tranquilidade é sinônimo de menos stress. Acho que é algo bem possível e que todas as pessoas podem fazer por si, caso queiram e se dediquem para isso.

Eu estou construindo essa tranquilidade a cada dia. Eu escolhi não me estressar com coisas que me deixavam nervosa antes e, principalmente, evito qualquer tipo de desentendimento com as pessoas. Procuro me manter calma e neutra. Eu acho que uma coisa alimenta a outra e assim vai funcionando. 

Eis alguns benefícios que eu percebi quando se toma a decisão de viver uma vida tranquila e minimalista:

1. Vida focada no que realmente é importante:
Eu percebo que uma vida focada no que é realmente importante traz tranquilidade. Quando eu opto e busco uma vida tranquila consequentemente, eu vou afastando as coisas que me tomavam tempo e que me estressavam. Acho que o foco serve para todos os aspectos de vida.

2. Vida financeira saudável:
Para mim ter uma vida financeira saudável traz tranquilidade. Eu gosto de estar ciente de quanto recebo de salário, quanto vou empregar nas despesas domésticas e pessoais e quanto vou poupar. Se tenho alguma reserva para emergência e se tenho alguma liberdade para algum gasto eventual.

3. Corpo, mente e espírito saudável:
O item cuidado com a saúde é um dos itens importantes e indispensáveis para mim. Então abri um espaço para isso. Vejo o cuidado com a saúde de maneira ampla, acho que envolve alimentação, atividades físicas, higiene mental, consultas médicas, medicamentos quando necessário, terapias integrativas, cuidado com a aparência física, descanso e espiritualidade.

4. Casa organizada e com menos tralha:
Este item também é importante para mim. Sou uma pessoa caseira e gosto quando a casa está organizada e sem coisas acumuladas pelos cantos. Depois que iniciei o processo de destralhe, sigo continuamente cuidando para não acumular coisas em casa e para isso, também tenho comprado menos.

5. Mudanças internas importantes:
A mudança de foco do externo para o interno possibilita a realização de várias mudanças pessoais que se refletem na vida como um todo. Estou aprendendo sobre muitas coisas dentre elas, aproveitar bem o tempo, ser flexível para mudar planos, ter maior respeito por mim mesma, me permitir fazer algo que me dá prazer, me permitir desmarcar algo quando não estou bem, valorizar o trabalho que realizo, reconhecer as minhas potencialidades e a capacidade de realização de sonhos. Ser um pessoa simples e sentir a alegria de viver.


Crédito da imagem wallpapersus.com

Um comentário:

  1. Oi Andreia! Tenho aprendido muito com o minimalismo! A cada dia tenho melhorado mais como pessoa, mas o caminho ainda continua e estou me permitindo muito mais. Conhecer o minimalismo fez com que eu passasse a dar mais importância à mim, minhas ideias, valores e crenças do que à opinião dos outros! Viver sem ter que me preocupar com o crivo alheio é bem mais leve!

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...