sábado, 19 de abril de 2014

Destralhando os guarda-roupas e estantes de casa

Descobri que as prateleiras mais altas dos guarda-roupas daqui de casa são lugares perdidos, verdadeiros buracos negros, onde muita coisa se perde ou ficam rolando por ali até cair na cabeça de alguém.

Costumo colocar no alto do armário, aquelas coisas que uso pouco, e ultimamente percebi que são coisas sem utilidade mesmo.

No final de semana passado, eu resolvi fazer uma limpeza nessas prateleiras. Encontrei mofo, poeira, roupas manchadas, papel de presente, bolsas e mochilas velhas,uma caixa cheia de coisas aleatórias, papéis sem uso, revistas, livros, bonecas e bichos de pelúcia empoeirados e mofados, bancadas e gavetas cheias de papéis, uma verdadeira bagunça. Fiquei realmente surpresa, muitas tralhas!

Eu retirei as coisas das prateleiras com a ajuda de uma escada, coloquei tudo no chão, limpei as prateleiras e deixei ventilar bem. E aí, fiquei um tempo pensando, o que faço com tudo isso? E fiquei realmente pensando mais um pouco, porque se tratava do quarto das minhas filhas e não dava para dispor das coisas assim sem autorização.

Como eu estava limpando as prateleiras altas, aproveitei e limpei todas as prateleiras (que canseira!). As roupas e calçados que estavam mofados e rasgados, eu separei para dá destino. Esses não tinha jeito mesmo. As demais peças voltaram para o armário depois. As revistas e os papéis sem uso vão para reciclável. As bonecas e bichos de pelúcia, eu os lavei todos, e acomodei em caixas plásticas para evitar poeira e mofo. Vamos ver o que elas decidem sobre os objetos de infância. Quanto aos livros, pedi que elas fizessem uma seleção e separei uma prateleira num armário para guarda-los. Elas tem muitos e muitos, e mais um livros. Percebi que deixá-los ali no quarto estava juntando muita poeira, umidade e traças. Coisas que são prejudiciais à saúde.

Recebi um e-mail do eCycle ensinando como limpar locais mofados, foi perfeito. Fiquei até mais assustada com relação à saúde porque descobri que mofo são fungos e que se reproduzem com facilidade. Lá em casa, todos tem problemas de rinite. Então, tirar os livros dos quartos, realmente é uma boa estratégia.

Veja aí o processo, foram dois dias de muito trabalho e que valeram a pena. Missão cumprida.

guarda roupa
Retirando as roupas, calçados e bolsas dos guarda-roupas.
guarda roupa
Itens acondicionados em sacos para irem para doação.
Brinquedos empoeirados e mofados.
Brinquedos higienizados e guardados em caixa plástica.
Caixas plásticas que estavam sem uso.
Brinquedos higienizados acondicionados em caixa plástica.
Prateleira de livros e revistas meio bagunçada.
Prateleira limpa.
Bancada bagunçada.
Bancada limpa.


Bancada bagunçada.
Bancada limpa.

Depois de tudo limpo e organizado, destinei os papéis e os plásticos para o lixo reciclável. Os brinquedos e bichos de pelúcia de lembrança de infância, eu os lavei e sequei na máquina de lavar em casa, e guardei em caixas plásticas. As roupas que estavam mofadas, rasgadas e sem condições de uso foram para o lixo que não é lixo. As roupas e outros itens em bom estado vão para doação. Já contatei a instituição e eles retiram a doação em casa. 

Quanto aos livros, as meninas gostam muito deles, e por sorte ainda tem espaço num armário para guardá-los, porém não há como ampliar a coleção.

Foi muito bom ver os ambientes limpos, organizados, livres de tralhas, poeira e mofo. Confesso que fiquei cansada, com dor nas costas e com a rinite meio atacada no dia seguinte! Fiquei quebrada! Mas valeu à pena!

Acho que deixei acumular muitas coisas para fazer. Depois do trabalhão que deu, vi que ir fazendo um pouco sempre é muito mais produtivo e eficaz.

imagem rosie-cleans-up

Um comentário:

  1. Estou com vários bichos de pelúcia meus em cima do guarda-roupa para dá um destino. Vou levá-los para a lavanderia e depois doá-los. Apenas acumulando espaço e poeira. Como pretendo também mudar o armário, acredito que eles não terão local mesmo depois. Gostei da ideia de guardá-los nos organizadores de plásticos. E como se ver sempre há coisas demais em nossas casas ocupando espaço e pó. Ficou perfeito depois.

    Beijos,
    Josy Santos

    ResponderExcluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...