segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Montevídeo, Uruguai - o que eu mais gostei

Estou de volta! Estive de férias do trabalho e do blog. Fiz um viagem e fiquei alguns dias em casa descansando. Aproveitei bem.

imagem da internet


Quanto à viagem, estive no Uruguai, o paisito vizinho aqui no Sul. Foram dias com muito frio, céu azul, vento, passeios, boa comida, vinhos e muito, muito dulce de leche. O doce de leite uruguaio é o melhor que já comi. Trouxemos alguns malocados na mala (enrolados em plástico bolha risos...) e adquirimos outros no Duty Free. Muito bom mesmo, recomendo. Além do doce de leite, tem os alfajores e os bocaditos. Tudo delícia!

Gostaria de falar um pouco sobre o que conheci e o que me chamou atenção nessa viagem. Gosto de conhecer outros países, observar e aprender com a experiência.

Montevídeo, a capital do Uruguai, possui 1,4 milhões de habitantes, é uma cidade calma, segura e com boa qualidade de vida. Custo de vida alto. O comércio abre as 10 horas da manhã. A cidade tem um ritmo tranquilo. Quando me dei conta disso, procurei relaxar e seguir o fluxo.

O sistema de transporte público é por ônibus. Os ônibus são bons e funciona bem. Eu andei de ônibus por lá e foi eficiente. Mesmo em horário de pico não havia engarrafamento. Acredita?

Algo interessante que chamou a atenção foi a forma como os montevideanos fazem suas refeições. Não há pressa. Quando sentam para comer em família ou com amigos, lá se vão pelo menos 2 horas. Apreciam os pães, a entrada, o prato principal, a sobremesa, tudo regado a vinhos uruguaios e muito, muito papo. Eu fiquei bem impressionada. Estando lá, fiz o mesmo e foi ótimo!

Outra coisa que ouvi é que os montevideanos não são costumistas, eles preferem viver experiências, está com sua família e amigos. Só compram quando precisam. Suas casas e apartamentos são amplos e a mobília é somente a necessária e ficam ali por muitos anos. Adoram uma boa parilla (churrasco) e todos os eventos da vida são motivo para comemorar e assar uma carne. Gostam de conversar, costumam reunir os amigos e tomar mate juntos. A convivência entre as pessoas é constante e sadia.

imagem da internet

Fiquei fazendo um comparativo entre Montevídeo e a cidade que eu moro. Acho que o trânsito e a segurança aqui poderiam ser melhores. Assim, todos teríamos uma qualidade vida melhor. Com tempo para fazer outras coisas, no lugar de ficar horas inúteis no trânsito. Acho que teríamos menos stress e mais saúde também.

Além de Montevídeo, conheci um pouco de Punta del Este e Colonia del Sacramento. Lugares bem lindos. Punta del Este é um balneário chique e que no verão é bem badalado. Colonia del Sacramento é uma cidade história colonizada por portugueses, linda! Gostei mais de Colonia!

A viagem foi muito boa. Recomendo!

5 comentários:

  1. Andreia,
    não conheço o Uruguai, mas sempre me pareceu um país simpático. Com o seu post, então, estou achando simpaticíssimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud, é um país simpático sim. Acho que vale à pena conhecer. beijos

      Excluir
  2. Andreia, estou indo pro Uruguai mês que vem! Como você comentou no post anterior, é preciso organização e economia. E seguindo esses passos eu consigo viajar todo ano! :) Amo organizar viagens! Além de sair mais barato, faço os meus roteiros personalizados e aproveito os lugares à minha maneira. :) Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia que coincidência. Tem razão, com organização é possível viajar todo ano sem problema. boa viagem! beijos

      Excluir
  3. Que bacana, Andrea. Eu ja gosto do Uruguai por causa do Mujica. Rs... Espero ter a oportunidade de conhecer o país em breve! Beijos!

    ResponderExcluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...