domingo, 23 de novembro de 2014

Coisas que eu fiz pela primeira vez

Esses dias estou cuidando do meu marido que passou por uma cirurgia. É tempo de procurar suprir as necessidades e ajudar para que tenha uma boa recuperação. Momento em que a calma abranda as dificuldades.

Esses tempos eu estou cuidando da alimentação de todos, da organização da casa e da lavagem das roupas. Tenho cozinhando diariamente, para isso é necessário ir ao supermercado, à frutaria, à padaria e ao açogue. Verificar se há gás, colocar o lixo para fora, cuidar dos bichinhos e ver se eles tem ração e areia.

imagem wallpaperswide.com


Aqui em casa costumamos dividir as tarefas domésticas. E como uma pessoa está de repouso, as tarefas que ela faz, foram divididas pela família. Não falamos especificamente sobre isso entre nós, a divisão aconteceu naturalmente.

No meu caso, eu estou fazendo algumas coisas que não tinha o costume de fazer ou que não sabia como fazer mesmo. Eu fico meio confusa no começo, mas logo entendo o que é para fazer. Está sendo interessante, o fato de que eu estou aprendendo a fazer várias coisas.

Segue algumas interessantes:

1. Que tipo e qual quantidade de carne escolher para fazer o almoço? É importante pensar qual prato vai preparar para saber que tipo de carne que é necessário (carne vermelha, frango ou peixe), e depois saber para quantas pessoas vai cozinhar. Descobri que usa-se em média 200g de carne por pessoa. Tem funcionado, a medida exata para o almoço, sem sobras.

2. Para o café da manhã, lanche e jantar, tenho anotado o que costumamos comer e com isso tenho produzido listas de compras para ir ao supermercado, frutaria e padaria semanalmente.

3. Vejo que é preciso verificar a caixa de Correios ao menos 2 vezes por semana.

4. Vejo que é preciso levar o lixo para fora do condomínio ao menos 2 vezes por semana.

5. Tenho observado de perto o trabalho da diarista e com isso, tenho percebido algumas coisas que podem ser melhoradas. Percebi o quanto é necessário orientar para que ela faça o serviço que é preciso e da forma que eu gosto.

6. Somos síndicos aqui no nosso condomínio, então, eu estou cobrindo essa posição. Ando atenta a entrega dos Correios, a uma pequena obra que foi realizada, em que eu adquiri o material de construçãõ e verifiquei o serviço, tem ainda o funcionamento da cerca elétrica, a organização e abertura das lixeiras do condomínio.

7. Tenho dirigido mais esses dias, se alguém da família precisa que leve ou busque em algum lugar. Eu estou pronta!

8. Cuidei de remédios, banho, diminui meu passo para está perto dele, de tal forma que ele esteja em segurança. Há o suporte emocional e o carinho também!

9.  Estou aprendendo a controlar as finanças da casa de forma on-line! Eu fiz os registros nas planilhas, e agora eu estou executando o que orçei! Fiz todos os pagamentos necessários, e agora, estou cuidando das despesas variáveis. A intenção é me manter dentro do orçamento.

10.Para evitar a minha ausência de casa, eu verifiquei o que tinha que pagar no mês, reuni o total e fiz um saque em dinheiro. Depois, eu distruibuí o dinheiro em envelopes e anotei a finalidade. Percebi que ter o dinheiro em mãos me deu uma noção maior do valor do dinheiro. Eu pago o que é para pagar com aquele dinheiro. Funciona que é uma beleza para mim!

11. Amanhã vou aprender a preparar um massa para passar no rejunte das cerâmicas do piso do banheiro. (Atualização: fiz o rejunte, foi simples e ficou bem bonito!). O chuveiro do banheiro de hóspedes queimou. Aprendi mais uma coisa, trocar chuveiro! Funcionou direitinho!

12. Bem, temos mais alguns dias pela frente até que ele seja liberado pelo médico. Estou aberta a bons aprendizados!


imagem wallpaperswide.com


==================================
Muito grata pela leitura!

Abraços,

Andreia Rodrigues

3 comentários:

  1. Andreia, escrevi um comentário assim que escreveste este texto, porém pelo telemovel e com internet incerta creio que não foi publicado. Faço questão de escrever de novo para que te sintas apoiada nessa fase de rotinas diferentes. Estou feliz por estares presente nesse momento e poderes dar de ti a quem precisa. Fico a aguardar um post sobre esse ponto 10! ;) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, então fique à vontade, escreva novamente. Eu realmente não recebi seu primeiro comentário. Gostei da sugestão de escrever sobre o ponto 10. Logo escreverei. >) beijos

      Excluir
  2. Descobri teu blog pesquisando sobre minimalismo... E achei muito interessante! Teu modo de ver as coisas e até aquele vício de começar coisas e não terminar (estou lendo teu blog em ordem cronológica, desde o início :P ) se parecem comigo! De tanto achar estas semelhanças e ver que tu realmente conseguiu fazer mudanças na vida, nesse sentido, me inspirei e vou começar a escrever num blog também, para criar um certo compromisso comigo mesmo nas minhas 'mudanças'. Te mencionei no primeiro post ( http://nemnaa.tumblr.com/post/104042675424/recomecando-a-escrever ), e gostaria de saber se tu ficas de bem com isso. Qualquer coisa, eu deleto o post :) . Parabéns por toda essa trajetória que tens retratado no blog!

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...