sábado, 31 de janeiro de 2015

Como estudar em casa

Estou de licença do trabalho para capacitação. Estou fazendo dois cursos para aprimorar os meus conhecimentos profissionais. (metas de 2014!)

São cursos on-line com data de início e data de término, várias lições para estudar e uma avaliação para ser feita ao final. A partir disso e do meu desempenho, recebo o meu certificado.

Estou vivendo experiências diferentes por conta disso. Primeiro, há tempos eu não estudava assim por tanto tempo. Então, eu estou me habituando a estudar de novo. Gosto de estudar. Está sendo muito legal! Depois, estou precisando gerenciar o tempo de estudo com outras coisas para se fazer em casa. Essa parte tem sido um super desafio para mim.

Este é o registro do que aprendi e estou aprendendo com esta experiência. O objetivo é registrar esse momento único na minha vida profissional. Até aqui foram 20 anos de serviço, e esta é a primeira parada.

Imagem http://wallpaperswide.com/


Nos primeiros dias, eu fiquei um pouco perdida, sem saber como me organizar para fazer as minhas atividades e estudar! Porque se deixar os afazeres domésticos e outras atividades tomam conta do dia, e o momento de estudo não acontece.

Aos poucos fui percebendo a necessidade de criar uma agenda, com um horário de estudo para cada dia. Tomando por base a quatidade de matéria que tenho e, principalmente, o prazo.

Agora depois de 1 mês, tenho uma agenda com horário para estudo e mais ou menos a quantidade mínima de estudo que quero fazer no dia. Estou atenta, sei o que fazer e como fazer. Ainda tenho 2 meses de estudo pela frente e muito material para ler, então, está só começando.

Percebi que às vezes surgem atividades extras, fora do meu controle. Quando são realmente importantes e que não podem ser adiadas, procuro atender e no outro dia, estudo mais para compensar. Abri um espaço para lazer também! Senti  necessidade!

Por ora, eu estou experimentando, às vezes dá certo, outras vezes eu preciso fazer um ajuste. Estou procurando ter disciplina. E não me deixar pelas distrações.

Todo dia percebo como é difícil fazer algo por conta própria, no meu caso é o estudo, imagino que trabalhar como autônomo deva ser mais desafiante ainda.

Até agora, eu aprendi que foco, determinação e disciplina são importantes. Uma agenda é fundamental. E que mesmo com planejamento, coisas inesperadas acontecem, e é preciso está preparado para mudar o planejamento e descobri um novo caminho.

==============================
Muito obrigada pela leitura!

Andreia Rodrigues

2 comentários:

  1. Eu também tenho muita dificuldade com estudar por conta própria. Acabo sempre deixando pra depois e quando vejo que está acumulando eu tento correr atrás do tempo perdido. Estudar em casa, e principalmente online exige muita disciplina e uma ambiente favorável. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. É assim mesmo: se você que algo seja feito, seja estudo, trabalho ou qualquer coisa que não seja 'urgente' (tipo pagar contas, lavar roupas, preparar algo pra comer), tem que marcar horário mesmo e se disciplinar.
    Eu no caso trabalho e estudo em casa (ao menos no momento), e tem dias que é uma luta mesmo! haha

    Sucesso nos estudos! Vai dar tudo certo. ;)

    ResponderExcluir

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...