terça-feira, 12 de maio de 2015

Renovando o guarda-roupa de Outono e Inverno

Aqui no Sul, desde início de Maio, o frio chegou. Há dias de frio suave e dias de frio moderado. O frio rigoroso chega em julho e julho. E com isso é chegada a hora de rever as roupas e se preparar para o inverno.

A cada mudança de estação, tenho o hábito de checar meu guarda-roupa para ver como estão os itens do ano passado e saber se há a necessidade de adquirir algo. Costumo guardar os itens de inverno na parte alta do armário quando estamos no verão. Nesse momento, pretendo fazer uma troca e posicioná-las em local de fácil acesso.

Crédito da imagem: internet


Verifico todos os itens: blusas de lã, blusas básicas, cachecóis, echarpes, boinas, toucas de lã, luvas, meias, meia-calça e roupas térmicas. Cachecóis e echarpes. Vejo se estão em bom estado. Se tem buracos, "bolinhas" ou se estão deformados pelo uso. Dependendo do material, as "bolinhas" surgem por conta do atrito entre as peças, como blusa de lã e casaco. Uso um aparelho que "come as bolinhas". Ajuda a melhorar a aparência geral da peça, que pode ser usada por mais algum tempo. Percebo que a durabilidade das roupas depende da sua qualidade.

Prosseguindo, feito a checagem, separo o que está com algum desgaste ou que não quero mais usar, e destino à doação. O que está bom e eu gosto, fica. Depois avalio se preciso ou quero adquirir algo novo.

Quanto às botas e calças. Percebo que tem uma durabilidade maior. Já as peças da parte de cima se desgastam mais, pelo uso e pela lavagem.

A minha escolha para o guarda-roupa de inverno é o estilo básico: bota preta e casaco preto. Calça jeans escura, e algumas vezes claras com rasgos. Blusa de algodão e blusa de lã por cima. Para alegrar, uso cachecóis variados. Com uma tendência para cachecóis de algodão. Não gosto da sensação da lã na pele. Uso, brincos e anéis. Devido as cachecóis, quase não uso colares, e devido aos casacos, quase não uso pulseiras e relógios, nessa época do ano. A bolsa vai na mão ou antebraço, porque escorrega dos ombros, devido ao volume do casaco.

Esse estilo, eu descobri ao longo do tempo, nesses 13 anos de inverno. Para mim, funciona bem. Durante a semana, eu passei a me vestir em menos tempo. Mesmo com essa prática, tem dia que preciso de 1 hora para ficar pronta. :) Coisa de mulher em dúvida! Ou que resolve lavar o cabelo porque ele amanheceu revoltado!

Nos finais de semana, uso a "licença poética" para me vestir de jeito descontraído, de acordo com meu estado de ânimo e as ocasiões.

Fechando o raciocínio, a partir da seleção que fiz, o saldo foi nenhum item para doação. Percebi a necessidade de adquirir duas blusas básicas (branca e preta), dois casacos de lã e uma calça jeans. Escolhi peças lisas e simples. Penso ser mais fácil de usar com peças variadas. Quanto aos cachecóis, eles estão bem. Andando por aí, caso eu encontre algo muito bacana, tenho espaço para a aquisição. Numa boa e sem culpas.


E você como renova seu guarda-roupa?



Ótimo Outono-Inverno para você!

Grata pela leitura!

Abraços, Andreia Rodrigues

2 comentários:

  1. Costumo comprar mto na Renner e adoro as peças de lá. Eu tenho algumas peças base de inverno como um blazer marrom de veludo cotelê que amo de paixão e tambem um casaco estilo trench coat de lã. Gosto da praticidade e uso mto legging + casaco + bota! Look certeiro!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. É como vc falou depois de um guarda-roupa mais enxuto fica muito mais fácil de se arrumar, no máximo em 2 min. escolho a roupa que vou usar, pois tudo que está no guarda roupa fica bem. Nesta estação, só precisei comprar 2 blusas de malha de manga comprida básica para colocar por baixo, o restante está tudo ok.
    Gosto muito do seu blog!!!

    ResponderExcluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...