sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Preciso falar sobre a impulsividade

A impulsividade é aquela força que te toma e faz com que você realize algo planejado ou não, de forma rápida e sem pensar. Essa realização pode ser boa ou não para você e outras pessoas.

Depois do ato impulsivo, chega a hora de lidar com as suas consequências. Sim, toda ação gera uma reação, com igual intensidade e no sentido contrário. Assim, as consequências chegarão até você e será preciso lidar com isso.

Imagem do site wallpapersus


Falar demais, não ter paciência para esperar as pessoas concluírem a fala, responder de forma grosseira, agressiva ou explosiva, dirigir rápido, desobedecer as leis de trânsito, flertar, comer, beber, fumar, jogar ou comprar mais que o habitual, são exemplos de comportamentos impulsos que trazem prejuízos pessoais. Esse tipo de comportamento pode está associado a algum transtorno mental ou não.

Descobri que para tudo isso existe um santo remédio incrível. O Auto-controle.

No caso, para as pessoas impulsivas é necessário desenvolver o auto-controle e aumentar a tolerância à frustração. Muitas vezes, essa tolerância não foi desenvolvida lá na infância e aí temos um adulto que só faz o que quer, não respeita as pessoas e as regras e reage com agressividade quando as coisas não são como ele gostaria.

Para começar é importante aprender justamente a esperar. Entender que há regras no mundo a serem cumpridas. Que é importante ser gentil e educado nas ações e nas palavras. Que muitas coisas não serão como você gostaria e vai ser preciso tolerar isso. Que todas as nossas ações trarão consequências. E que é imprescindível pensar antes de agir.

Por fim, claro que também é possível utilizar essa força motriz positivamente para realizar atividades. Como aquela tarefa que estava sendo procrastinada há algum tempo. Ou para retomar uma atividade que você goste, como praticar yoga, ler aquele livro inacabado, iniciar uma reeducação alimentar, arrumar algo em casa, fazer um curso interessante e começar a meditar. Utilize a força do impulso e realize coisas boas para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se mantenha no fluxo e tudo será como é

Há algum tempo, ando lidando com situações imprevisíveis, não tenho garantias de resultados positivos e preciso lidar com  os riscos e as su...