quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Utilizando o bloco de notas para esvaziar a mente

No cotidiano, observo que além das atividades usuais, costumam surgir pequenas tarefas inesperadas e que, muitas vezes, comprometem a realização da rotina diária. Isso acontece comigo, imagino que também possa acontecer com você, não é mesmo?

Para evitar o stress gerado pela grande quantidade de coisas a fazer, desenvolvi o hábito de anotar as tarefas da semana e aquelas que vão surgindo. Esse hábito de anotar surgiu da necessidade. Eu costumo esquecer o que tenho para fazer. Anotando, eu lembro e me organizo.

Imagem extraída de pesquisa no Google

Agora eu aprendi uma técnica nova que sugere a classificação das tarefas inesperadas em termos de prioridade. Classifico as atividades em A, B e C. O que vou fazer primeiro? O que pode esperar? Até quando pode esperar?

Escolhi pelo planejamento semanal e a anotação de tarefas diárias. Vou atualizando o planejamento e a lista a medida que realizo.

Comecei a aplicação da técnica nos assuntos profissionais para ver se funciona para mim, de repente, o que posso adaptar e, para no futuro, aplicar em assuntos pessoais e domésticos.

Eu costumo anotar as atividades há alguns anos, a partir disso, eu percebi que a anotação é uma forma interessante de esvaziar a mente. Sim. Todos aqueles pensamentos, compromissos e tarefas vão direto para o papel ou aplicativo no celular ou computador, assim, você visualiza o todo e se organiza. Feito isso, percebo uma tranquilidade, sinto uma sensação boa de que as coisas estão controladas e a mente fica em paz.

Você utiliza alguma ferramenta para gerenciar suas atividades/tarefas?

5 comentários:

  1. Uso o bloco de notas do celular para lista de compras a fazer e para coisas a fazer(me ajuda muito ter as listas sempre por perto). Quanto as datas marcadas, uso o calendário de papel mesmo, faço lá as anotações, mas pretendo aprender a usar o celular para isso também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso um bloco de notas e um calendário em papel mesmo, já usei o bloco de notas do computador do escritório, mas acabei abandonando. Ainda não experimentei no celular, vou dá uma olhada! :)

      Excluir
    2. Falei que ia começar a usar o celular e já comecei. Incluo no calendário as datas e coisas que preciso fazer nestes dias. Já tá funcionando! rsrs
      Tô tentando me livrar do excesso de papel(embora eu ame!) e me adaptar a uma vida mais digital.

      Excluir
  2. Para quem utiliza smartphone/tablet sugiro o Wunderlist, excelente app para esta finalidade. Há uma versão grátis tanto para Android quanto iOS, vale a pena testarem.

    ResponderExcluir
  3. Amei o post.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...