terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Natal simples e cheio de significado

Amo Natal! É uma época especial para mim. Tempo da minha infância do qual eu me lembro com muito carinho.




Minha mãe, avó e tia cuidavam para que, até uns 10 anos de idade, eu acreditasse na existência do Papai Noel. Todo ano, elas compravam um presente para mim, embrulhavam cuidadosamente e na noite de 24 de dezembro colocavam embaixo da minha cama. Eu costumava ir deitar mais cedo para que o Natal chegasse logo. Era uma alegria acordar na manhã de 25 de dezembro e encontrar um pacote embaixo da cama!

Eu esperava o ano todo por aquele momento! Mais do que o bem material, aquele gesto das minhas mães era uma forma de me ensinar a esperar, com paciência, por algo que eu queria muito. Elas me falavam que era possível realizar um sonho e que existia algo além do nosso entendimento.  O presente era simples e o significado que eu atribuía a ele é que fazia com que a experiência fosse especial para mim. Era oferecido o necessário. As comemorações eram contidas e não havia desperdício.

Hoje, de certa forma, estou  trilhando o caminho para reencontrar esses Natais simples e cheio de significado da minha infância. Estou feliz porque minha família partilha do mesmo pensamento e as compras já não são a atração principal do clima natalino. Prezamos pelos momentos juntos, por saborear a Ceia de Natal cozinhada em casa, pela presença das pessoas que amamos e pelo clima de renovação, tranquilidade e amor.

Montamos o pinheiro de Natal, colocamos a guirlanda na porta principal e algumas luzes na sala. Fiquei observando e concluí que a decoração de Natal é algo meio "over", não é? Fica uma poluição visual danada. Bem, neste momento a ideia é relevar, afinal é Natal!

Esses dias comentamos sobre possíveis presentes de Natal e a conversa não foi adiante. Talvez, acordemos sobre cada um escolher alguma experiência que gostaria de vivenciar. Me parece algo natural e orgânico.Vamos ver o que implementamos esse ano!

Renovamos o guarda-roupa para viajar. Acho bacana se apresentar bem aos familiares, já que nos vemos tão pouco. Levaremos uma lembrancinha simples para todos. Os nossos presentes, em particular, ficarão para a volta. Enquanto viajamos, minha tia vai cuidar dos nossos bichinhos. E agora? Bem, agora resta preparar as malas.


Como estão os preparativos do seu Natal? Minimalista? Ou "continua a nadar"?


Imagem: 1. http://www.boredpanda.com/diy-christmas-trees/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...