terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A importância de cuidar da saúde integral

Cuidar da saúde é algo muito importante. Chega a ser óbvio, não é?

O estado de saúde de uma pessoa influencia o funcionamento da sua vida. Desde a realização das atividades do cotidiano, o relacionamento com as pessoas e consigo mesmo, à qualidade dos resultados obtidos. Se algo não vai bem, a pessoa vai se dedicar parcialmente ao que ela estiver fazendo no momento e os resultados alcançados serão parciais.

Você concorda comigo que desfrutar de saúde é algo essencial para que a vida funcione bem? Eu acredito nisso.



Pensando assim, uma das minhas metas para esse ano é cuidar da minha saúde. Fazer aquilo que posso para me manter bem e saudável de uma maneira global e com isso, desempenhar bem as minhas funções.

Para que eu possa me cuidar tomarei as medidas da Meta 2 do meu Plano para 2016, descritas (AQUI), que são: realizar consultas e exames de rotina, me alimentar bem, praticar atividades físicas, tomar os medicamentos e frequentar a psicoterapia.

E encontro dois grandes desafios na consecução dessa meta:

- Primeiro, passar a priorizar o cuidado com a minha saúde.

- Segundo, manter a energia para me cuidar nas questões de saúde de longo prazo.

Pensando nas medidas que tomarei, considero as questões de consultas e exames algo simples. Basta marcar, fazer os exames, levar resultados para o médico e ouvi-lo. É possível conciliar com outros afazeres, marcando no melhor dia e horário.

Para as questões de longo prazo, é importante manter a motivação pessoal todos os dias. A motivação interna é alimentada a partir dos resultados positivos obtidos pela prática constante de uma alimentação saudável, exercícios físicos agradáveis, uso orientado de medicamentos, quando necessário, e na frequência às psicoterapias. Os benefícios duradouros obtidos mantêm a pessoa num círculo virtuoso de motivação e saúde.

Esse é o meu caminho de encontro com a saúde.

E você, como tem cuidado de sua saúde? Onde você está na sua lista de prioridades?

Imagem: Google 

2 comentários:

  1. olá! chegando em seu blogue na busca de inspirações para minha vida financeira :)

    cuido da minha saúde seguindo uma dieta prescrita por nutricionista (não para emagrecimento, mas isso acabou acontecendo), que segue a linha paleo (http://www.lowcarb-paleo.com.br/), faço psicoterapia semanalmente e suplemento com as prescrições da nutri...

    acho que o mais importante, verificados os exames de rotina, é descartar essa visão muito focada no clínico e ausência de doença, e ir promovendo hábitos que garantem nosso bem-estar, como o sono, a alimentação, a atividade física, a meditação, e por aí vai.

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Saúde é um dos meus "tópicos" do ano também.

    Acho que o mais difícil é manter a motivação quando falta energia ou paciência, né? Um trabalho diário...

    Boa sorte para nós! :)

    ResponderExcluir

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...