quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A importância de manter a vida financeira equilibrada

Dentre as metas que listei para 2016, a primeira está relacionada à vida financeira. Caso queira saber mais, veja a lista completa AQUI.




Desde que busquei simplificar minha vida e consumir menos, tenho acompanhado bem de perto a minha vida financeira. Uso uma planilha para registro mensal das receitas, das despesas e do montante destinado à poupança. Os gastos diários são anotados e os lançamentos são conferidos no extrato da conta bancária, buscando respeitar o orçamento inicial lançado na planilha. Dou especial atenção à quitação das contas do mês. Há algum tempo, estou sentindo a necessidade de usar uma ferramenta para facilitar o controle dos gastos, de tal forma que eu saiba exatamente quanto tenho na conta e com que foi gasto, evitando alguma falha.

Manter a poupança mensal de 10% do orçamento doméstico é um objetivo importante, porque estamos construindo uma poupança para contingências e temos planos, a médio prazo, de reformar a casa e trocar o carro. 

Com relação aos gastos pessoais e para família, vejo que realizá-los com cuidado é uma condição para que consigamos manter o nível de poupança da família. É aqui que dialogamos sobre a necessidade do consumo de algum bem ou serviço, e a vontade ou intenção de fazer um curso, por exemplo. Questões de saúde são prioridade, que serão sanadas com a realocação dos recursos.

Neste ponto, entendo que e inevitável falar sobre situação da economia brasileira. Os preços dos bens e serviços estão aumentando diariamente enquanto os nossos salários estão parados. Existe uma diminuição do poder de compra evidente. Vejo que chegou o momento, mais que nunca, de procurar colocar em prática todos princípios do minimalismo e da vida simples. Quanto menos gastar, melhor. Quanto menos desperdício, melhor. Quanto mais poupar, melhor. Quanto mais controle financeiro, melhor. 

Na minha Meta 1, percebo que esses três itens que eu citei estão interligados. Para que eu atinga a minha meta, eu preciso atingir todos os meus objetivos em separado.

É uma meta ambiciosa e desafiadora para mim. Acredito que mantendo o foco, a disciplina e a determinação é bem possível de ser alcançada.

Imagem: http://www.makemoneyinlife.com/


Um comentário:

Alimente seus propósitos pessoais com pequenas mudanças em sua vida

Como falei um pouco no post  vamos-desenferrujar-e-colocar-vida.minimalista em movimento  venho sentindo que é momento de reavivar o minima...