segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Encarando as dores provenientes de críticas

Uma crítica é uma crítica. E independente de como a crítica te afete, ela pode ser utilizada de forma positiva ou negativa por você. É possível fazer uma reflexão sobre o que foi dito, sobre o que você pensa a respeito, sobre sua postura e utilizá-la para impulsionar uma mudança positiva para você.

Se a crítica é positiva e dita com o tom de voz ameno, bom. Se a crítica é vazia, proferida apenas com o objetivo de te atingir, feito uma bomba em meio à guerra. Sinceramente, resta se proteger para não ser atingido, e caso aconteça de ser atingido, deseja-se que o estrago seja mínimo. Ser seguro o suficiente para saber se proteger de uma crítica ou para que a bomba não abale suas estruturas requer força interior.

Credit: Courtesy of Lionsgate


Particularmente, eu acho muito difícil lidar com críticas. Vez por outra é um assunto que vem à tona e me incomoda. Sei que interfere na forma como me relaciono com as pessoas e que dificulta o trato com pessoas autoritárias, em especial.

As pessoas críticas são muito exigentes consigo mesmas e com os outros. Ela exigi a perfeição na realização de todas tarefas e se preocupa muito com a aparência física. Caso ela ordene que um simples mortal faça algo e a pessoa faz diferente, vem a enxurrada de críticas que machucam e diminuem o outro sem piedade. A questão é que o crítico padece do mesmo mal, são implacáveis consigo e sofrem muito. Com o tempo, o crítico implode.

Convivi e convivo com pessoas críticas e exigentes. Descobri que quando se vive muito tempo sob as "garras" de um ser assim, muita coisa acontece. O criticado e exigido em demasia se torna inseguro, por vezes agressivo e não tem consciência de suas próprias qualidades. Há que se ter muita coragem para reconhecer a toxicidade desses relacionamentos. Coragem para se permitir sentir essas dores, ouvir seus pensamentos, enxergar suas atitudes e suas qualidades, buscar se fortalecer para se sentir confiante e não se permitir ser maltratado pelo outro. É um processo de cura e de reconhecimento do seu poder interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo bom uso da tecnologia disponível, fugindo do sonho virtual

A tecnologia é algo que parece fazer parte da vida da maioria das pessoas. É comum o uso de computadores, tablets e smartphones nas ativid...