sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Metas para 2016 - Atualização

Feliz 2016! O Natal aconteceu e a virada do ano também! Após as reflexões sobre o que consegui alcançar no ano que passou, estou aqui, mais uma vez, para falar das minhas metas para o ano novo!



Interessante que me perguntaram se eu definia metas e se funcionava. Eu disse que sim, para mim funciona bem.

Descobri que metas são estímulos para alcançar objetivos, aprimorar ou mudar situações da nossa vida. É importante ser ativo e fazer o que é preciso para realizar suas metas. Dividir em etapas ajuda a chegar ao objetivo final. E lembre-se, depende de você!

Descobri, também, que para funcionar é necessário monitorar o alcance das metas periodicamente, para saber o que foi realizado, o que precisa realizar e fazer alguma alteração, caso necessite.

Diante disso, vamos às minhas metas para 2016:

Meta 1. Aprimorar o controle das finanças domésticas, manter a poupança mensal de 10% do orçamento doméstico e raciocinar bem a cada aquisição de itens pessoais e da família.

Meta 2. Cuidar da saúde realizando consultas e exames de rotina, me alimentar bem, praticar atividades físicas, tomar os medicamentos e frequentar a psicoterapia.

Meta 3. Aprimorar o relacionamento conjugal.

Meta 4. Aprimorar os relacionamentos familiares e com amigos.

Meta 5. Dançar com regularidade, ler 2 livros por mês, estudar o budismo e diminuir o tempo de uso da internet.

Meta 6. Cuidar dos meus cabelos, sem uso de química, e deixá-los crescer.

Meta 7. Dedicar um tempo às atividades sociais.

Meta 8. Ser objetiva e atenta aos prazos em assuntos profissionais.


A minha palavra do ano é Conhecimento. Pretendo conhecer novos lugares, novas pessoas e novas atividades. Aprofundar os conhecimentos que já tenho e abrir a mente e o coração para as novidades!

E você, pensou em seus objetivos para 2016?



Atualização em 22/03/2016

Meta 1. Estou utilizando uma planilha mensal e a conferência semanal do extrato bancário. Comecei a utilizar o aplicativo no celular para controlar os gastos diários. Não funcionou. São duas pessoas usando a mesma conta e não consegui manter o aplicativo atualizado. Vou buscar um aplicativo via internet. Temos mantido o nível de poupança e temos realizado apenas compras necessárias.

Meta 2.  Tenho cuidado da minha saúde física e mental. Fiz o check-up endocrino e está tudo bem. No final do mês vou à gineco e realizarei os exames de rotina das mamas. Tenho me alimentado de forma saudável e, atualmente, estou evitando o máximo que posso o consumo de açúcar. Diminui o ritmo de atividades físicas porque estou com problemas na cervical. Estou mudando de academia. Tenho feito fisioterapia, tomo os medicamentos adequadamente e frequento a psicoterapia.

Meta 3. Estou atenta ao relacionamento conjugal. Procurando dialogar e viver em harmonia.

Meta 4. Estou desenvolvendo o meu relacionar com amigos e familiares.

Meta 5. Não retomei a dança, inicie as leituras, não tenho estudado o budismo e consegui diminuir o tempo de uso da internet.

Meta 6. Tenho cuidado dos meus cabelos, seguindo um cronograma capilar, e não cortei.

Meta 7. Tenho me dedicado às atividades sociais.

Meta 8. Na medida do possível, sou objetiva e estou atenta aos prazos em assuntos profissionais.


Acho importante acompanhar as metas do ano para me motivar a realizá-las. Mesmo planejando, o cotidiano é dinâmico, então, ora é possível realizar o plano, ora não é possível realizá-lo. Vejo esse movimento como algo natural, e que nos pede paciência, compreensão e flexibilidade para mudar um pouco a ordens das coisas e para avaliar se aquela meta realmente é importante nesse momento.



A palavra do ano que eu escolhi é Conhecimento. Ela vem de encontro à minha abertura para permitir que os pensamentos e sentimentos venham à tona, e assim, eu possa conhecê-los e fazer algo a partir disso.


Agora eu te pergunto, como estão suas metas? Tem acompanhado?


2 comentários:

  1. Bem legais as suas metas, Andreia! As minhas são parecidas, principalmente em relação a cuidar da saúde e dedicar mais tempo aos hobbies.

    Acho que esse acompanhamento das metas faz mesmo toda a diferença. Algumas pessoas dizem que metas não adiantam, mas é porque esquecem de olhá-las durante o ano.

    Que 2016 traga muitas realizações!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas metas... temos algumas em comum. Também tô deixando cabelo crescer sem tinturas e descoloração, que era a única química que eu usava. E finanças e leitura também está na minha lista. Conhecimento é uma ótima palavra, só acho que tem uma melhor: Sabedoria! Que você alcance ambos! E eu também...rsrs

    ResponderExcluir

Você tem fome de quê?

Tempos atrás eu fiz uma reflexão bem interesse sobre a possível causa do consumo por impulso e sem motivo. Da reflexão nasceu o texto   O ac...