segunda-feira, 11 de julho de 2016

Beleza e Minimalismo

Mais uma vez, escrevo seguindo a sugestão de uma leitora. A idéia é compartilhar um pouco a respeito dos cuidados com beleza e a sua relação com o Minimalismo. Se é compatível ou não. Vamos lá!

Gosto muito de me cuidar. Uso produtos de beleza todos os dias. É algo que me dá prazer. Curto de verdade. Quando me enveredei pelo Minimalismo e fui simplificando várias coisas em minha vida, logo comecei a pensar de que maneira eu podeira simplificar a minha rotina de cuidados pessoais, já que é algo presente em meus dias e é importante para mim.





Desde pequena eu observava, com curiosidade, a minha mãe e seus potes de cosméticos. Eu queria usar os cremes e ela me dizia que eu não era permitido ainda, que se eu usasse os cremes dela no meu rosto, as rugas chegariam mais cedo... Lembro que ela passava cremes nos cabelos no final de semana, colocava touca de plástico e ficava algumas horas com tudo aquilo nos cabelos, e para completar, passava máscara de argila no rosto. Depois de enxaguar os cabelos, ela enrolava os cabelos com bobbies nos cabelos, e depois de seco, soltava e fazia uma espécie de touca com meia calça. E ia ao salão fazer as unhas.

Minha mãe é uma mulher bonita e vaidosa. Gosto disso, acho que é uma forma de dizer para si mesma que se ama! Na sua simplicidade, ela me ensinou algo sobre amor próprio. Pensando na minha mãe, percebo que é possível cuidar da beleza com poucos itens e de forma simples.

Atualmente temos muitas alternativas para cuidar da beleza. É muito bom porque é possível encontrar exatamente o que precisa, por outro lado, é fácil se perder e comprar coisas que você não usa ou  não serve para você.

Antes de pensar em maquiagem, creio que é preciso cuidar da saúde da pele. Vou à dermatologista regularmente, onde busco tratamentos e informações. Uso apenas os produtos que a dermato indicou, seguindo as suas orientações. Tenho obtido bons resultados e economia, pois não tenho comprado produtos por conta própria, que muitas vezes não davam certo e eu descartava. Depois de lavar o rosto e passar os cremes e o filtro solar pela manhã, vou para a maquiagem.




Em termos de maquiagem, eu sou básica, uso poucos itens e uso pouco produto no rosto. Acredito que Menos é Mais, definitivamente. A maquiagem parece natural e elegante; na minha opinião!

O que tenho hoje, na sua maioria, eu uso quase todos os dias. É o que eu gosto, dá certo na minha pele e que eu acho que fica bem em mim. Com exceção, de algumas sombras e pós para festas, e algumas bases e filtro solares antigos que eu estou avaliando a possibilidade de descartar.

Sou econômica, costumo usar produtos nacionais e com preços acessíveis, sei que existem outros mais econômicos que estes que vou citar. Porém, estes dão certo para minha pele reativa e chata. Uso 2 bases para chegar ao meu tom (Vult Acabamento Mate), pó (Quem Disse Berenice) no lugar do blush e da sombra, lápis de olho (Quem Disse Berenice) nas pálpebras superiores e sombra marrom para esfumar (Quem Disse Berenice), rímel (Maybeline) e por fim batons de todas as cores possíveis e imagináveis (Quem Disse Berenice, Vult, O Boticário, Panvel e etc...). Nos batons é onde mora o meu Perigo! :)

Essa é minha maquiagem do dia-a-dia. Há dias que não uso maquiagem, para deixar a pele respirar, porque a pele está revoltada ou porque não estou a fim de usar mesmo!




Enquanto escrevia fiquei pensando... No começo da simplificação, eu acreditava que itens de beleza eram coisas supérfluas e que não tinham relação com o Minimalismo. Inclusive, observo que poucos escrevem sobre o assunto, como se fosse algo superado ou porque é considerado um assunto sem importância. Sinceramente, este tema me preocupa sim e acho que é importante falar sobre ele. O item beleza tem um peso no orçamento doméstico e são itens com custo alto. Eu não produzo aquilo que eu uso. Se é algo que eu gosto e preciso, é inteligente encontrar um meio de otimizar os recursos financeiros, encontrando os itens adequados para mim e que tenham um preço justo. Entendo que cuidar da pele é uma questão de saúde, também. Usar filtro solar e evitar a exposição prolongada ao sol pode evitar um futuro câncer de pele. Concluindo, acredito mesmo que vale à pena repensar os nossos conceitos em termos de beleza e minimalismo.

Em se tratando de Beleza, o que é importante para você? Você acha que existe alguma relação entre a beleza e o Minimalismo? como você administrar os seus cuidados?


4 comentários:

  1. Muito interessante seu post sobre o tema. E a ideia que tenho sobre o minimalismo é justamente essa: não é porque você é minimalista que não possa ser vaidosa ou comprar artigos caros, pois você vai ter algo que gosta e que irá usar até o fim. Já fui consumista, de ter vários esmaltes, sombras, cremes hidratantes, etc. Hoje eu procuro ter apenas o básico e só comprar novo quando acabar o que está em uso. Também tenho uma queda por batons, tenho mais do que necessito,rss. Um estojo básico como o seu, acho o ideal. O que temos que olhar é a qualidade e se é próprio para nossa pele. No mais sou minimalista na área de beleza.
    Abraço,
    Josy Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, você tocou num ponto interessante: "não é porque você é minimalista que não possa ser vaidosa ou comprar artigos caros, pois você vai ter algo que gosta e que irá usar até o fim". Concordo com você e acredito que o básico ou necessário para mim pode ser muito diferente do que é básico ou necessário para você! Abraços e obrigada!

      Excluir
  2. Oi Andreia, concordo com vc e também com a Josy, supérfluos para alguns e essenciais para outros. Pequenas atitudes todos os dias podem nos levar ao caminho da simplicidade. Primeiro temos que questionar a todo tempo nossas necessidades, depois temos que reduzir nossos luxos aos que realmente não conseguimos abrir mão, e, por último, temos que se livrar de algumas coisas. Além de se tornar um ser mais sustentável, de quebra dá pra economizar um dinheirinho no final do mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ypsilon Yvone, é isso aí, estamos no caminho da simplicidade, cada uma a seu modo e no seu tempo! Abraços e obrigada!

      Excluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...