terça-feira, 18 de outubro de 2016

Simplificando a alimentação para emagrecer com saúde

Estudando e praticando a filosofia minimalista, percebo que é possível simplificar vários aspectos das nossas vidas.

Ultimamente, estou atenta a minha alimentação e buscando simplificá-la. Tenho tendência para ganhar peso e, ainda, tomo medicamentos que abrem o apetite para carboidratos e doces! Uma combinação perigosa e exige de mim, mais cuidado nessa área! 





Gosto de comer e confesso que para mim é muito difícil fazer dieta. Procuro fazer atividades físicas regularmente e comer alimentos saudáveis. Mesmo com esses cuidados, vi o ponteiro da balança subir mais que habitual.

Engordei cerca de 8 quilos desde o início do ano. Aparentemente, não é muito, só que eu sentia todas as minhas calças jeans apertadas e não podia usar alguns vestidos. Isso me chateava e eu me sentia desconfortável comigo mesma. 

Faço exames periodicamente e, no último que fiz, algumas taxas não estavam boas. Os resultados dos exames acenderam uma luz de alerta. Mas, o susto só veio alguns meses depois. Tentei provar alguns vestidos para ir a um jantar, e eles simplesmente não passaram pelos braços e tampouco pelo quadril. Diante do espelho, eu vi que eu estava acima do meu peso mesmo e que estava na hora de tomar alguma providência.

Clássico para quem tem problemas para manter o peso. Eu estava vivendo uma fase de descontrole alimentar novamente, assim como vivi outras vezes, e precisava tomar o controle da minha alimentação, a fim de evitar problemas de saúde maiores e de auto-estima.

Vejam! Eu tentando preencher o "vazio existencial" com comida! Alguém se identifica?




Consciente de que eu precisava iniciar uma dieta, tracei algumas metas (em 20/08/2016), com objetivo de emagrecer e de melhorar a minha saúde:

Primeira mudança: cortar todos os doces, inclusive chocolates, sobremesas, bolos e afins. (ok)

Segunda mudança: passar a comer a metade do que eu comia antes em todas as refeições. (ok)

Terceira mudança: fazer refeições a cada 3 horas. (preciso ajustar)

Quarta mudança: cortar alimentos industrializados, frituras, embutidos e refrigerantes. (ok)

Quinta mudança: intensificar a musculação, ir pelo menos 3 vezes por semana à academia, e inserir caminhada 2 vezes por semana. (preciso ajustar)

Estou aberta a buscar a ajuda de uma nutricionista, dependendo dos resultados obtidos até o final do ano.

Hoje faz quase 2 meses que eu comecei a seguir o meu plano, estou animada e seguindo bem certinho. Até agora, eu perdi 2 quilos, estou fazendo mais exercícios, me alimentando bem e buscando controle emocional para evitar o descontrole alimentar.

E você como cuida da sua alimentação, da sua saúde e do seu corpo? Tem algum desafio ou hábito saudável nessa área e que gostaria de compartilhar conosco?


2 comentários:

  1. Eu tenho o mesmo problema! Desconto tudo na comida, engordei quatro quilos nos últimos meses e estou fazendo as mesmas coisas que vocÊ!

    Vamos que vamos!!!

    ResponderExcluir

Lidando com sentimentos de perda

Tenho lidado com sentimentos intensos e profundos, ultimamente. Uma sensação de perda enorme. De que está faltando uma pessoa muito importan...