terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A positividade e o Minimalismo

Procuro adotar uma postura positiva diante da vida. Penso que assim eu posso seguir adiante colhendo flores e frutos.

Creio que a minha positividade se deve ao meu olhar observador e curioso, que procura enxergar um pouco mais que o externo e superficial.




Ser positiva me faz enxergar os ganhos mesmo em uma situação ruim. Isso não me livra de sentir o coração apertado e derramar lágrimas, porém, me ajuda a seguir sem mágoas e ressentimentos, levando um aprendizado para a vida.

Ser positiva me auxilia a aceitar as situações que acontecem e que não dependem de mim. Mesmo sendo impactada pelas suas consequências, busco uma forma de alinhar minha vida diante do acontecido.

Ser positiva também me ajuda a olhar em volta e perceber a minha situação. Ainda que a dificuldade exista, vejo que todos estão lidando com suas questões.




Cuidado! Positividade é diferente de otimismo! Otimismo é acreditar que tudo vai dar certo, se negando a ver a realidade, de certa forma, é fuga.

Positividade é estar consciência da realidade, e ainda assim, ir adiante, sendo resiliente, lidando com os problemas, superando obstáculos e resistindo à pressão das situações adversas. É trabalhoso, honesto, desafiante e possível. Cada um a seu modo.

E o que a positividade tem haver com o minimalismo? Eu acho que tem tudo haver. Porque o Minimalismo nos mostra que existe algo além do externo. É preciso encontrar a essência para preencher a alma e o coração. E a positividade nos move para frente tendo a essência como motivação.

Muitas vezes, estamos distantes da nossa essência por conta do mundo material. Em algum momento, cedo ou tarde, é preciso se haver com essa distância. Buscar a aproximação de si mesmo se torna necessário e é um desafio interessante, onde encontramos de tudo um pouco. A positividade ajuda a enxergar a realidade como ela é, e a partir daí, seguir adiante, se questionando e se reconstruindo.

E você, tem sido positivo consigo mesmo?

Um comentário:

  1. Que reflexão incrivel Andreia. Concordo demais com você! Desde que o minimalismo começou a ser parte da minha vida tambem me tornei uma pessoa mais positiva! Acho que o fato de ter ido alem do material, sa superficie e adentrado dentro de mim, descobri muitas coisas, me tornei mais confiante, me libertei de muitas amarras negativas e a consequencia disso foi me tornar mais positiva, mais confiante.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Se mantenha no fluxo e tudo será como é

Há algum tempo, ando lidando com situações imprevisíveis, não tenho garantias de resultados positivos e preciso lidar com  os riscos e as su...