O que estou aprendendo com o Mindfulness.

Estou iniciando no Mindfulness. A oportunidade surgiu e cá estou experienciando práticas novas. O curso completo possui nove encontros, sendo uma palestra inicial e oito encontros vivenciais.




Fui levada à Oficina pela vontade de aprender a meditar. Tinha lido algo sobre Mindfulness mas concretamente não sabia do que se tratava e o que esperar. Só pedia que fosse algo bom. No dia marcado, eu compareci às 14 horas com muita curiosidade.

O primeiro dia foi de palestra, quando o instrutor apresentou muitos conceitos e ideias sobre o Mindfulness e a Psicologia. O primeiro encontro foi finalizado com uma prática de atenção plena de 3 minutos depois de quase 2 horas de fala. Confesso que fiquei meio frustrada, porém o instrutor pediu que nos mantivéssemos motivados pois à frente estaríamos prontos para praticar e entenderíamos que toda essa explicação é necessária.


Completei cinco encontros. E sim, todas as explicações do nosso instrutor fazem sentido. Antes de praticar é preciso aprender a observar a própria mente e o próprio corpo, pensamentos, sentimentos e emoções, se perceber e escolher por vontade não ser reativo nas situações do cotidiano. E então procurar aplicar essa postura em suas práticas de atenção plena. Recomendo!



"A abordagem mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação a experiência em si. Aceitando as condições naturais da vida criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Para fazermos isso precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos as nossas respostas e reações que é o que propõe os treinamentos em mindfulness. Mindfulness ensina a como dar atenção ao que é positivo e belo na vida mesmo em situações estressantes que comumente faz parte do nosso dia a dia. E ver as mesmas coisas com um olhar diferente, uma atitude que leva a apreciação das simples coisas da vida. Mindfulness não nos ensina a evitar as situações e sim estar onde quer que estejamos nesse exato momento independente de experienciarmos sensações de prazer ou desprazer". Fonte: Site Iniciativa Mindfulness https://www.iniciativamindfulness.com.br/

Ressalto que é importante buscar fontes sérias quando for estudar Mindfulness. No Brasil, as referências são os grupos da UNIFESP, UFPEL, UFRGS. Algumas fontes estão na aba links do site Iniciativa Mindfulness. 

Comentários