Sobre necessidades criadas pela sociedade

Vivemos imersos em sociedade e, com isso, é um desafio identificar do que eu preciso para viver daquilo que o meio me diz necessário.





Digo isso porque há necessidades que são criadas, amplamente divulgadas e que nós passamos a acreditar que realmente precisamos daquilo. Em tempo de pensar sobre isso.

Bem, o primeiro exemplo que me veio à cabeça é o uso do Sr. Celular, poderia ser a internet, a televisão, o rádio, o telefone ou a luz elétrica quando foram criados. No começo, o celular era um telefone móvel para facilitar a comunicação. Ótimo, muito bom e prático mesmo. Aos poucos, ele foi ganhando outras funções e hoje, eu acho difícil quando eu esqueço o meu em casa.

Esses dias, minha filha, me perguntou como eu marcava um encontro com alguém na época que não existia celular. Simples, eu disse, marcava pessoalmente ou por telefone fixo, o horário e o local em que nos encontraríamos e pronto. Ela perguntou se houvesse um imprevisto. Simples, nós esperávamos, se a pessoa não chegasse, nós íamos embora e aguardava o contato para saber o que houve. Engraçado, né? Hoje existe uma necessidade de ficar quase online com as pessoas. Antes, nós esperávamos. O tempo era outro.




Em tempos de mídias sociais em que se tem a possibilidade de conhecer muitos assuntos na palma da mão, sugiro que você faça um teste. Fique um tempo exposto a perfis que falam de viagens ou de tatuagens, chás, chapéus, carros, jóias, salões de cabeleireiro ou de blogueiras que falam de beleza. Veja o que acontece com você e como se sente a respeito.

Possivelmente, surgirão desejos dentro de você porque você vai se deparar com a falta de algo. É humano, mas se questione se é isso mesmo que você quer e precisa. Talvez você vá ficar pensando assim, oh!: Nossa, que legal viajar, quem sabe eu poderia começar a viajar também, não é? Uau, que tatuagem linda, pode ser bacana fazer uma tatuagem também, já que hoje muitas pessoas tem, não é mesmo? Hum, que corte de cabelo bonito, acho que preciso cortar meus cabelos também!? Poxa, quanto tratamento e procedimentos modernos, talvez, eu precise melhorar minha aparência! E por aí vai!

Aparentemente, é muito bom conhecer as possibilidade e recursos que existem, mas percebe como as necessidades vão sendo criadas, nós absorvemos visualmente elas e, muitas vezes, consumimos sem pensar. As mídias estão aí para vender seus produtos, criando necessidades nas pessoas tomando por base aquele sentimento de insatisfação e de que "falta algo" próprio da natureza humana. E esse sentimento de falta causa não só insatisfação, mas inadequação e uma idealização de que quando fizer tudo aquilo, eu serei feliz!




Reflita. Será que você precisa mesmo viajar para todos os lugares da moda, fazer tatuagens fofas, cortar os cabelos no salão top e fazer procedimentos estéticos? Será que toda essa loucura material vai realmente preencher o vazio no seu coração? Tenho dúvidas. Porque assim que você realizar todos esses desejos, em algum momento, o vazio vai se instalar de novo e para preenchê-lo você vai buscar outras, outras e outras coisas. É uma corrida sem fim! Percebe? Por isso, eu te convido a enxergar além dos bens materiais e a cuidar do seu mundo interno. Porque nós somos muito mais que matéria!

Feliz 2019! 💜💜

Comentários

Postagens mais visitadas